terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Programa Brasil Alfabetizado de Coxim é destaque e é exemplo em Brasília.



Formação Inicial para Alfabetizadores e Coordenadores de Turmas do Brasil Alfabetizado 2010 em Campo Grande ,MS, de 05/12/2010 a 10/12/2010, no Hotel Chácara do Lago.

Participaram da Formação Inicial as coordenadoras do Programa, Neide Monteiro e Marta Valéria, juntamente com sua equipe de Alfabetizadoras,no total de 15 participantes.
O curso foi de excelente qualidade possibilitando trazer uma boa bagagem de qualificação profissional.
A equipe de Coxim foi destaque estadual pelo trabalho realizado na etapa anterior e os portfólios enviados serviram de exemplo no encontro anual do MEC em Brasília, realizado na primeira semana de dezembro deste ano.
Os trabalhos realizados durante a etapa 2010 foram postados no Blog do Brasil Alfabetizado, Coxim, o qual também foi destacado no encontro de dirigentes estaduais do MEC/ Brasília. www.pantaneira20.blogspot.com.
A gestora de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Estadual de Educação MS, a senhora Maria Joana Durbem Mareco, foi escolhida para fazer parte da equipe do MEC, para estudos referentes ao Programa. À ela e à toda sua equipe os nossos Parabéns, juntamente com o nosso carinho e conhecimento pelo seu trabalho junto ao nosso estado.O Nosso carinho especial ao companheiro Jose Roberto Ferreira(Beto) nosso valioso parceiro municipal.
O Programa Brasil Alfabetizado agradece a parceria da Prefeitura Municipal de Coxim através da Prefeita Dinalva Mourão e da Secretaria Municipal de Educação , a Senhora Raquel Singh.

Por: Coord.Municipal de Coxim Programa Brasil Alfabetizado.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

EMPENHADOS ONIBUS ESCOLARES DE AQUIDAUANA,COXIM E BATAYPORA 210 MIL CADA UNIDADE



FOTO DO ÔNIBU ESCOLAR NA ESPLANADA,GOVERNO LULA VIABILIZA CONDIÇÕES PARA MUNICIPIOS BRASILEIROS FINACIAR VEICULOS PARA TRANSPORTE ESCOLAR, COMUNICA O DEPUTADO FEDERAL BIFFI.
POR:PROFESSOR BIRA‏

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

IFMS prorroga até sexta-feira inscrições para Exame de Seleção





O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul – IFMS – prorrogou as inscrições do Exame de Seleção 2011 até dia 10, próxima sexta-feira.
São 1.360 vagas distribuídas nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. Os candidatos interessados em cursar gratuitamente o ensino médio profissionalizante devem se inscrever pela internet, no endereço www.ifms.edu.br.
Os cursos técnicos de nível médio integrado têm duração de três anos e meio e contemplam as áreas de Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Mecânica e Metalurgia. Há turmas no período da manhã e tarde. Para maiores de 18 anos, a opção é o curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, no período noturno, com duração de três anos.
Para concorrer, é necessário a conclusão do ensino fundamental. A taxa é de R$ 35,00 e pode ser paga em qualquer agência bancária. No ato da inscrição, é exigido o preenchimento dos dados do RG, que pode ser substituído pelo número de registro da certidão de nascimento, e CPF – Cadastro de Pessoa Física.
Após o pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá guardar o comprovante de pagamento durante todo o processo seletivo. Até dia 16 estará disponível a consulta on line ao local da prova.
O Exame de Seleção será no dia 19 de dezembro, domingo, às 14 horas (horário oficial do MS). No dia da prova, além do documento oficial com foto será aceita a apresentação da certidão de nascimento.

Por:Edição de Noticias.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Prefeita Dinalva Mourão participa de todas as formaturas dos pré-escolares de Coxim



A formatura do pré-escolar do Centro de Educação Infantil, Ildon Torquato Ribeiro foi uma festa com muita alegria e emoção. O evento foi uma realização da prefeitura de Coxim, através do quadro de profissionais da educação.
As 22 crianças concluíram o pré-escolar com êxito e com belíssimas apresentações durante a festa de formatura, houve o juramento, apresentações culturais dos alunos, professoras e homenagem aos profissionais que trabalham no C.E.I.
Para a diretora do Centro Infantil, Karla, define o aprendizado dos alunos durante o ano, como uma estrela que brilhou durante todo o tempo. “Cada momento vivido com eles, tornou-se não somente para a minha pessoa, como para os demais profissionais, como sendo o maior momento. Construímos junto o nosso aprendizado” concluiu.
A prefeita Dinalva Mourão (PMDB) que participou de todas as formaturas dos pré-escolares dos Centros de Educação Infantil parabenizou todos os profissionais de educação que tem contribuído com a administração municipal, desenvolvendo um trabalho de suma importância, refletindo de forma positiva para o município e consequentemente para todas as famílias coxinenses.
O evento contou também com a presença da secretária municipal de educação, Raquel Singh, assessor parlamentar do Deputado Federal Biffi (PT), Ubirajara Gonçalves (Professor Bira), gerente de educação, Agido Paes e demais profissionais da secretária municipal de educação.
Escrito/Foto por Evillyn Regis.

Prefeita Dinalva participa da formatura do pré-escolar do C.E.I Nely Martins



Na última quinta-feira (02) a prefeitura de Coxim realizou mais uma formatura do pré-escolar. O Centro de Educação Infantil Nely Martins e extensão do bairro Nova Coxim, formaram este ano mais 29 alunos.
Durante o pré-escolar o espaço estruturado e organizado promove nas crianças a vivência de várias experiências pedagógicas, que conseqüentemente desenvolve diferentes capacidades e aptidões e com isso ter um sucesso na sua vida escolar.
Em seu pronunciamento a prefeita Dinalva Mourão (PMDB) relatou a importância da educação infantil. “Ensinar de forma lúdica, é uma fonte de prazer no dia-a-dia das crianças, e que também tem outras importantes funções no desenvolvimento infantil. É mais um compromisso com a educação sendo cumprido com êxito. Parabéns a todos os profissionais do C.E.I, a equipe da secretária de educação e também aos pais.
Para a secretária de educação, Raquel Singh, o pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de aprendizagem o longo da vida e que deve ter sempre um olhar mais atento. “A vida do estudante é formadas por etapas e este é um momento de coroação por vermos mais a primeira destas fases sendo cumprida com êxito” ressaltou a secretária, que aproveitou para lembrar aos pais quanto suas participações e dedicações na vida escolar dos seus filhos e ao final agradeceu e desejou muitas felicidades para os formandos, pais e corpo docente da escola.
Escrito/Foto por Evillyn Regis.

C.E.I Maria Santana e Caminho das Letras formam 124 alunos em Coxim



A prefeitura de Coxim, no último dia 1º realizou mais uma formatura do pré-escolar da rede municipal. Os Centros de Educação Infantil, Maria Santana e Caminho das Letras formou um total de 124 alunos, sendo que o primeiro contou com 57 alunos e o segundo com 77.
Durante o evento realizado no Caminho das Letras, os 124 alunos realizaram apresentações culturais para os convidados, como música, dança, além do juramento.
Conforme as diretoras dos Centros de Educação Infantil, Rosangela Felipe Rocha e Nelza Maria Tonsica, é mais uma etapa vencida com resultados positivos com o trabalho desenvolvido junto ás crianças.
Para a prefeita Dinalva Mourão (PMDB) que esteve presente no evento, parabenizou toda a equipe de trabalho dos C.E.I, a secretária municipal de educação, Raquel Singh que realizaram um trabalho de suma importância, que é alfabetizar de forma lúdica a criança e também cumprimentou os pais pela dedicação voltada para seus filhos.
Escrito/Foto por Evillyn Regis.

Prefeita Dinalva realiza reunião a fim de tratar sobre o CEI do conjunto Mariana




A prefeita Dinalva Mourão (PMDB) reuniu pela manhã de hoje (01º) com vereadores, secretários, assessoria jurídica do município e representantes da empresa Projetando Arquitetura para tratar de irregularidades constatadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação (FNDE), na obra do Centro de Educação Infantil (CEI) Leonora da Silva Bezerra, no assentamento Vale do Taquari, que teve a entrega provisória do prédio no mês de março.
O FNDE enviou um oficio no último dia 26 de novembro, concedendo um prazo de 15 dias para resposta, demonstrando o plano de trabalho e o cronograma de trabalho do mesmo, solucionando as irregularidades constatadas na obra.
Vale lembrar que, o município já adquiriu os móveis da creche, porém o centro de educação ainda não começou a funcionar, haja vista que o corpo técnico do setor de projetos do município já esteve vistoriando o empreendimento e constatando várias irregularidades na execução do mesmo.
A administração municipal já notificou a empresa por duas vezes, sendo em 10 de junho e 26 de outubro para que a mesma tomasse as providências cabíveis na busca de regularizar e fazer os devidos reparos.
Reunião
Durante a reunião, a prefeita Dinalva Mourão (PMDB) informou a todos os presentes acerca da ida da secretária municipal de educação, Raquel Singh, à Brasília para tratar da vistoria feita no CIE, ressaltando que se pretende aprovar as devidas mudanças ainda no mês de dezembro para colocá-las em prática e proporcionar o bem comum.
A secretária de educação, leu os dados do laudo, citando todas as irregularidades constatadas na vistoria dos técnicos ao prédio, para conhecimento de todos os presentes, sendo que conforme laudo apresentou mais de 20 irregularidades na obra. E as modificações desejadas pelos técnicos da vistoria.
De acordo com a empreiteira será feita uma prorrogação do plano de trabalho, o mesmo ainda se referiu aos problemas como normais e que estes são de fácil resolução.
Ao final da reunião, sugeriu-se que sejam repassados os dados com ajustes de planilha e modificações do projeto devem ser repassados a prefeitura que por sua vez levará o plano para FNDE, sem alterar a licitação, ficando confirmado que a empresa Projetando Arquitetura juntamente com o gerente de projetos e Planejamento Urbano, elaborarão as devidas modificações do CEI, e que estes dados serão repassados a uma equipe formada pela Prefeita, por vereadores e também pela secretária municipal de educação, que irão à Brasília e encaminharão pessoalmente ao FNDE os ajustes e para dar rapidez na aprovação do mesmo.
Por fim, a Empreiteira, na pessoa do empresário Bezerra, comprometeu-se a fazer as devidas alterações.
Participaram da reunião, o gerente de Meio Ambiente Cleiton Oliveira, Assessoria jurídica Dr. Viriato da Cruz Bandeira Filho, secretária municipal de educação Raquel Singh, secretário de gestão Antônio Carlos da Rocha, representantes da Câmara de vereadores, nas pessoas dos vereadores Vladimir Ferreira (PT), Miron Coelho Vilela (PSDB), Adilson Ferreira do Lago (PDT), também se fizeram presentes o gerente de projetos e Planejamento Urbano, Gleiner Kim Shirota Ribeiro, assistente técnico da Projetando Arquitetura, e o arquiteto responsável Moacir José Bezerra.
Escrito/Foto por Evillyn Regis.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

23 Municípios do MS foram pré-selecionados pelo PAC 2.




O Ministério das Cidades divulgou a lista de municípios pré-selecionados a receber recursos da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2). No Estado, 23 projetos em municípios serão analisados em entrevista técnica no dia 07 de dezembro.
Em todo o país foram 963 obras divulgadas de municípios integrantes dos grupos 2 e 3. O grupo 2 corresponde a cidades que apresentam o número de habitantes entre 50 mil e 70 mil nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste e de 50 mil a 100 mil habitantes nas outras regiões. O grupo 3 abrange municípios com menos de 50 mil habitantes.
Mato Grosso do Sul terá 17 projetos executados pelos municípios. Seis foram apresentados pelo Governo do Estado, essas ações precisam ser aprovadas na apresentação de detalhes técnicos em dezembro.
As prefeituras executarão os projetos de Cassilândia, Iguatemi, Ladário, Miranda, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Porto Murtinho, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Sonora, Batayporã, Coxim, Pedro Gomes, Sidrolândia e Sete Quedas. Este último município também terá um projeto, defendido pelo executivo estadual, mas na área de habitação, assim como Anastácio, Aquidauana, Coronel Sapucaia, Iguatemi e Ivinhema.
Para o deputado federal Antonio Carlos Biffi que comemora as açoes aos municipios pequenos,graças abancad esua força e tambem aeficiencias dos tecnicos sul matogrossense na elaboraçao das propostas,nos cabe faer acontecer aliberaçao dos recursoemora grande avan, a seleção nesta primeira etapa foi uma conquista que ampliará os investimentos em infraestrutura no Estado. “Enviamos ofícios para todas as prefeituras cadastrarem seus projetos e com as cartas-consulta em mãos, acampamos na Casa Civil para garantir a inclusão de Mato Grosso do Sul. Agora é preciso se preparar para apresentar um projeto completo no dia 7 de dezembro”, salienta.
Foram pré-selecionadas obras de Urbanização de Assentamentos Precários, Abastecimento de Água, Esgoto Sanitário, Drenagem Urbana e Manejo das Águas Pluviais e Pavimentação e Qualificação de Vias Urbanas. Os municípios que não comparecerem na data marcada ou não apresentarem os documentos necessários não poderão participar do processo de seleção final.
POR:Prof. Ubirajara Gonçalves de Lima (BIRA)

IFMS seleciona tutores para receber bolsas de R$ 765


O IFMS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul), publicou na sexta-feira (26), dois editais para seleção de tutores do programa e-TEC Brasil (Escola Técnica Aberta do Brasil). A contratação é temporária para tutoria presencial e a distância nos cursos de Automação Industrial e Edificações, que serão oferecidos no ano que vem. São oito vagas, com bolsa mensal de R$ 765.O requisito necessário para exercer a tutoria é a formação específica ou em áreas afins, conforme consta nos editais. Todos os candidatos devem ter também experiência mínima de um ano em magistério e residir em Campo Grande ou na região, além de ter experiência no uso de computador, internet e demais recursos de informática.Os profissionais contratados terão carga horária de 20 horas semanais e trabalharão nas escolas-polo presenciais em Campo Grande.As inscrições estarão abertas de 13 a 15 de dezembro. Para se inscrever o candidato deve entregar na Pró-Reitoria de Ensino e Pós-Graduação do IFMS os seguintes documentos: diploma ou certificado na formação exigida; Curriculum Vitae documentado (preferência da plataforma Lattes); duas fichas de inscrição preenchidas; cópia do CPF; cópia da identidade e foto 3X4 recente.No ato da inscrição, o candidato deverá optar por apenas uma vaga e modalidade (presencial ou a distância). Além da análise da documentação entregue será feita entrevista com os 12 primeiros colocados, entre os dias 5 e 7 de janeiro de 2011. A divulgação do resultado está prevista para o dia 11 de janeiro de 2011.

Antes de concorrer a uma das vagas, é importante a leitura atenta dos editais:

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Trânsito: Prefeita Dinalva Mourão realiza passeio ciclístico com alunos das escolas municipais de coxim, incentivando mais segurança no trânsito


Com um passeio ciclístico pela cidade de Coxim, os estudantes das escolas municipais William Tavares de Oliveira e Marechal Rondon saíram das salas de aula hoje (26) para passar lição de casa aos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. A mobilização faz parte da campanha “Mais vida. Menos acidente- Respeito às leis de trânsito” que tem como realização a Prefeitura de Coxim, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica- (Dant), Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
A campanha faz parte de uma pesquisa da Vigilância Epidemiológica de Coxim que realizou no município a pesquisa para ver as causas da morbimortalidade por acidentes, sendo a primeira causa as doenças de coração e a segunda por acidentes de trânsito.
De acordo com a coordenadora do Projeto Dant, Leila Almeida, que efetuou a pesquisa em Coxim, somente este ano já foram 245 acidentes e diante desta situação a equipe da secretaria municipal de saúde acredita que a primeira saída para redução dos acidentes é através da prevenção e o que está sendo feito.
De acordo com a prefeita Dinalva Mourão (PMDB) que participou do passeio ciclístico ressalta a importância da ação. “A nossa intenção também é transformar os alunos em multiplicadores de informação junto aos pais e outros adultos e assim proporcionando a todos um trânsito seguro.
"Eu achei muito bom e importante, porque se a gente não respeitar as leis de trânsito, podemos arriscar muitas vidas", disse a aluna Eduarda de Araújo, de 9 anos que aproveitou para alertar aos motoristas quanto a ligações de celulares feitos durante a direção e também quanto ao ligar o som do carro muito alto.
O passeio ciclístico foi iniciado em frente à Escola Marechal Rondon, onde os alunos percorreram pelas ruas: Pedro Pedrossian, Virgínea Ferreira, Antonio de Alburquerque e Filinto Müller e concentraram em frente à Praça São José onde realizaram uma blitz educativa com faixas relatando sobre a importância de a população respeitar as leis de trânsito.
Além das autoridades citadas acima, participaram da mobilização, o comandante do 5ºBPM de Coxim, Tenente Coronel Márcio Villasanti, secretária municipal de educação, Raquel Singh, secretário municipal de saúde, Mário Nakada e equipe de trabalho, dentre professores e alunos.
Escrito/Foto por Evillyn Regis .

terça-feira, 23 de novembro de 2010

IFMS abre inscrições para mais 200 vagas em três novos cursos em Coxim



A prefeita Dinalva Mourão (PMDB) ea Secretaria Municipal de Educação Raquel Singh esteve reunida ontem (22) com os vereadores de Coxim, para assistir a apresentação do diretor do IFMS/Campus Coxim, Ubirajara Garcia para apresentação do Instituto e a forma como os cursos novos serão oferecidos no município. Desde setembro, 120 alunos de Coxim estão fazendo cursos técnicos em: Administração, Secretariado e Serviços Públicos à distância.
Em Coxim, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) estará com inscrições abertas a partir de amanhã (24) para mais 200 vagas oferecidas em três novos cursos técnicos: o Técnico em Alimentos (80 vagas distribuídas nos períodos matutino e vespertino), Técnico em Informática (80 vagas distribuídas nos períodos matutino e vespertino) e o Técnico em Manutenção e Suporte em Informática ( 40 vagas na modalidade Proeja no período noturno).
As inscrições poderão ser feitas entre os dias 24 de Novembro e 07 de Dezembro de 2010 no portal do IFMS através do site: www.ifms.edu.br. Os candidatos que não têm acesso à internet podem efetuar a inscrição na secretaria municipal de educação, das 07h às 17h ou na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/ Campus Coxim (UFMS). A taxa de inscrição é de R$ 35,00, sendo que o pedido de isenção poderá ser feito de amanhã (24) a terça-feira (30). As provas serão aplicadas no dia 19 de Dezembro às 14h.
Os cursos terão duração de sete semestres e representam uma nova modalidade de Ensino Médio.
O curso na modalidade – Proeja – tem como diferencial a formação técnica profissional com duração de seis semestres sendo oferecido aos maiores de 18 anos.

Escrito/Foto por Evillyn Regis.

Proerd realiza formatura dos alunos do 5º ano da Escola Municipal Marechal Rondon


Na última sexta-feira (19) no período da noite, foi realizada a formatura individual dos alunos do 5º ano da Escola Municipal Marechal Rondon que fazem parte do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). A formatura geral dos alunos do Proerd de Coxim aconteceu no dia 11 de novembro de 2010.
O Proerd em Coxim é uma realização do 5º Batalhão de Polícia Militar, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, Prefeitura de Coxim, através da Secretaria Municipal de Educação.
Durante o evento, os 109 formandos receberam certificados do programa, onde assumiram através de juramento compromisso de atuarem como multiplicadores dos ensinamentos adquiridos e ficaram intimados a repassarem para seus pais, irmãos, parentes e amigos o que aprenderam durante as aulas do Proerd.
Os alunos de destaque do Proerd na escola receberam um Kit escolar, uma medalha e mais um corte de cabelo no salão Charme, sendo em primeiro lugar, a aluna Sandi Bruna Galvão Lima, do 5º ano A, em segundo lugar, o aluno Matheus Neils do 5º ano C e em terceiro lugar, o aluno Weslen Miguel de Souza. Os formados foram os ganhadores da redação, cujo tema era: As drogas e a violência.
De acordo com a prefeita Dinalva Mourão (PMDB) é de suma importância o Proerd, uma vez que orientam as crianças sobre o perigo das drogas, suas conseqüências e assim alertando para ficar longe dela.
O Programa é ministrado exclusivamente por Policiais Militares que são rigorosamente selecionados e possuem o curso de formação de instrutor, estando preparados para trabalharem com crianças da pré escola e anos iniciais (do 1° ao 4º ano); com crianças do 5º ano do ensino fundamental e Proerd para pais.


Escrito/Foto por Evillyn Regis.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Prefeita Dinalva Mourão participa da formatura de 600 alunos do Proerd em Coxim


O 5º Batalhão de Polícia Militar de Coxim em parceria com a prefeitura e empresários locais realizaram esta semana a formatura geral dos alunos participantes do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). O evento que aconteceu no Ginásio Fernando Fontoura reuniu 600 formandos do 5º ano, além de autoridades e público em geral.
O Programa é ministrado exclusivamente por Policiais Militares que são rigorosamente selecionados e possuem o curso de formação de instrutor, estando preparados para trabalharem com crianças da pré escola e anos iniciais (do 1° ao 4º ano); com crianças do 5º ano do ensino fundamental e Proerd para pais.
Para a prefeita Dinalva Mourão (PMDB) o programa que teve início no ano passado em Coxim tem apresentado bons resultados. “Para mim é uma honra contribuir com este programa que tem orientado nossas crianças sobre os perigos que a droga representa e como ficar longe dela”, afirmou.
De acordo com a secretária municipal de educação, Raquel Singh é de suma importância o Proerd. “Ter aula de civismo, de cidadania e de como se comportar perante as drogas e com profissionais que lidam no dia-a-dia com este tipo de problema na nossa sociedade é de grande relevância e esperamos que eles guardem e coloca em prática para o resto de suas vidas os ensinamentos adquiridos” ressaltou Singh.
Além das autoridades citadas acima, participaram da solenidade o comandante da polícia militar em Coxim Tenente Coronel Márcio Vilassanti Romero, secretária municipal de assistência social, Luzia Louzada, vereadores, professore, diretores das escolas participantes, pais e demais autoridades.


Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), é um programa antidrogas que tem como origem um Programa criado pela Polícia de Los Angeles, E.U.A. com estudos feitos por pedagogos, psicólogos e policiais, denominado D.A.R.E (Drug Abuse Resistence Education) onde o objetivo é propiciar o envolvimento da escola, da família e da Polícia Militar na questão do uso indevido de drogas e da violência pelas crianças do ensino fundamental, tendo sido adaptado para a nossa realidade.
Em Setembro de 2009 iniciou-se com cerca de 300 alunos na cidade de coxim o curso do Proerd com os instrutores Sd PM Célio Roberto da Silva e Joyce de Lima Barreto, no 1 semestre de 2010 foi ampliado atendendo 1200 crianças do 3º e 4º ano e no 2º semestre cerca de 600 crianças do 5º ano do ensino fundamental. Em 2010 já foram atendidos 1200 alunos do 3º e 4º ano e no 2º semestre do mesmo ano 600 alunos do 5º ano.
Escrito/Foto por Evillyn Regis.

Escola Municipal William Tavares de Oliveira forma turma do pré-escolar 2010


Alegria e emoção tomaram conta ontem (12) durante a formatura do pré-escolar da Escola Municipal William Tavares de Oliveira, os pequenos formados, juntamente com seus pais e educadores comemoram a primeira etapa escolar. O evento foi uma realização da prefeitura de Coxim, por meio da secretaria municipal de educação em parceria com o corpo docente da escola.
Durante o pré-escolar o espaço estruturado e organizado promove nas crianças a vivência de várias experiências pedagógicas, que conseqüentemente desenvolve diferentes capacidades e aptidões e com isso ter um sucesso na sua vida escolar.
Para a secretária de educação, Raquel Singh, o pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de aprendizagem o longo da vida e que deve ter sempre um olhar mais atento. “A vida do estudante é formadas por etapas e este é um momento de coroação por vermos mais a primeira destas fases sendo cumprida com êxito” ressaltou a secretária, que aproveitou para lembrar aos pais quanto suas participações e dedicações na vida escolar dos seus filhos e ao final agradeceu e desejou muitas felicidades para os formandos, pais e corpo docente da escola.
De acordo com a mãe Ester Gonçalo dos Santos, ver o filho concluindo esta etapa escolar é emocionante. “Não tem palavras para expressar a minha felicidade em ver meu filho junto com os demais formando. Aproveito para agradecer todo o desempenho, dedicação das professoras com eles” frisou.
A solenidade contou com a presença do corpo docente, equipe da secretária municipal de educação, formandos, familiares e amigos presentes.
Escrito/Foto por Evillyn Regis.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Publicado edital do Exame de Seleção 2011


As inscrições para o Exame de Seleção dos cursos técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul – IFMS - começam no próximo dia 24 e vão até 7 de dezembro. Serão ofertadas 1.360 vagas distribuídas nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. O extrato do edital foi publicado nesta terça-feira, 9, no Diário Oficial da União.
Os interessados devem ficar atentos a página da instituição, onde poderão se inscrever e obter todas as informações sobre o processo seletivo. Metade das vagas é destinada aos que concluíram todas as séries do ensino fundamental em escolas públicas. A taxa de inscrição é de R$ 35,00. O período para solicitar isenção é de 24 a 30 de novembro.
Para o primeiro semestre de 2011, os cursos técnicos de nível médio oferecidos pelo Instituto são Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Mecânica e Metalurgia. O requisito para concorrer a uma vaga é ter concluído o ensino fundamental. Os cursos têm duração de três anos e meio.
Na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja), o curso oferecido é o Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, no período noturno, com duração de três anos. É necessário ter idade mínima de 18 anos, além de ter concluído o ensino fundamental.
O candidato deverá escolher apenas uma das opções de cursos. Aqueles que não têm acesso à internet podem efetuar a inscrição na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, nos referidos municípios, entre 24 de novembro e 7 de dezembro, das 14h às 16h.
A prova será realizada no dia 19 de dezembro, domingo, às 14h (horário oficial do Mato Grosso do Sul).
Período de inscrição: 24 de novembro a 07 de dezembro de 2010
Taxa de inscrição: R$ 35,00
Solicitação de isenção: 24 a 30 de novembro de 2010
Consulta ao local de prova – a partir do dia 14 de dezembro de 2010Prova: 19 de dezembro de 2010, às 14h (horário de MS)
Resultado: 17 de janeiro de 2011
Calendário de matrícula: 07 e 09 de fevereiro de 2011

Veja aqui o edital completo e o quadro de vagas por municípios.
Assessoria de Comunicação, Imprensa e Eventos – ASCOM

Coxim está sediando seminário sobre patrimônio cultural monçoeiro


Iniciou ontem (10) e segue até amanhã (12) em Coxim o Seminário Interestadual do Patrimônio Cultural Monçoeiro que está discutindo o resgate e a projeção da identidade cultural monçoeira, assim como a história da ocupação das regiões norte de Mato Grosso do Sul, assim como a história da ocupação das regiões norte de Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso por meio das Monções.
De acordo com a superintendente regional do Iphan, Maria Margareth Escobar Ribas Lima, é importante a participação e o apoio da prefeitura de Coxim na iniciativa. “O valor cultural desta rota é importante para três estados porque ela inicia no município paulista de Porto Feliz, passa por Mato Grosso do Sul e termina em Cuiabá e propor este seminário e falar de políticas públicas é muito importante para o Estado porque Mato Grosso do Sul, entre os três que compõem a rota, é o que mais apresenta a presença física dos expedicionários monçoeiros, como por exemplo, um letreiro colocado por eles no Rio Coxim”, ressalta Margareth.
Para a prefeita Dinalva Mourão (PMDB) a região tem um grande potencial turístico que já é explorado, mas que ainda pode ter ainda mais valor cultural agregado a partir do reconhecimento do Patrimônio Cultural Monçoeiro. “O encontro será de suma importância, pois também irá propor a Carta das Monções, que reúne todas as propostas e projetos para a gestão integrada e compartilhada do patrimônio cultural monçoeiro a curto, médio e longo prazo” afirmou.

Rota das monções

Originalmente, o termo Monção referia-se aos fortes ventos dos mares do sul que impulsionavam as embarcações marítimas e facilitavam as navegações. Na historiografia brasileira, tal denominação deve-se ao fato de que a maioria das viagens monçoeira se realizava na época do inverno, período de maior navegabilidade dos rios pantaneiros.
Os viajantes utilizavam embarcações de um tronco só de madeira, conforme a tradição indígena, e as técnicas de navegação apropriavam também a experiência dos índios: os homens remavam em pé, ao mesmo tempo.
O caminho percorrido tinha dois trechos e demoravam-se em média cinco meses para se realizar a viagem entre São Paulo e as Minas de Cuiabá, passando por toda a extensão do norte do atual estado de Mato Grosso do Sul.

Escrito/Foto por Evillyn Regis.

Profuncionário inicia amanhã mais uma turma em Coxim


O Profuncionário que há três anos está implatado no município de Coxim inicia a partir de amanhã (05) mais uma turma. A primeira aula inaugural acontecerá no anfiteatro da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/Campus Coxim (UEMS), às 19h:00min. O Profuncionário de Coxim atende profissionais do município e estado, graças à parceria acordada entre os mesmos e que atende durante o curso com 120 cursistas.
O curso é uma formação técnica para os servidores públicos que são funcionários da educação, curso a distância onde exige do cursista empenho das atividades, estudo autônomo, trabalho em equipe, ser consciente.
Em Coxim as tutoras: Profª Adriana Wagner, Naudimar Batista e Lílian Godoy e Ariene Targino tem como função acompanhamento no processo de aprendizagem e de construção do conhecimento dos cursistas em todos os momentos. A orientadora: Profª Rosália Mochi tem a função organizar o funcionamento do curso nos aspectos administrativos e pedagógicos.
Muito já foi aprendido no intuito de complementar os conhecimentos dos profissionais em educação que já tem a vivência da escola, aonde o estudo dos módulos complementam e atualizam seus conhecimentos.
(Assessoria de imprensa:Evillyn Regis)

segunda-feira, 19 de julho de 2010

COMEÇOU A FORMAÇÃO EM LINUX EDUCACIONAL PARA PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL



Formação em Linux Educacional


Com o apoio da Prefeitura Municipal de Coxim, a Secretaria Municipal de Educação inicia a formação de docentes da rede municipal de educação em Linux Educacional.
A primeira escola a receber a formação foi a Antonio Torquato (do Jaurú) . Seis professores e o coordenador das Escolas do Campo, Prof. Roberto Crepaldi, receberam 40 horas de aula em Linux Educacional, Aplicativos BrOffice e ferramentas de apoio educacional fornecida pelo MEC. Estão previstos, ainda para este ano, a formação dos professores da e E.M. Laucidio Coelho (Colônia São Ramão) e Fazenda Lambari.

A formação ocorreu entre os dias 12 e 16 de julho do presente ano e o curso foi ministrado pelo Prof. Jânio de Jesus Morais, gerente de políticas educacionais e coordenador de tecnologias da rede municipal de educação.

De acordo com Morais, "esse é apenas o início de um trabalho que visará a capacitação de todos os professores da rede municipal de educação em tecnologias baseada em software livre, tendo em vistas os inúmeros investimentos que o governo federal tem realizado nessa área. Um desses exemplos é o projeto UCA (Um Computador por Aluno) que já está em fase de implantação e que em breve chegará em nossas escolas, consecutivamente, até nossos alunados". Essa ação, ganha reforço quando Morais afirma que "dentro de em breve, toda a rede municipal contará apenas com computadores baseado em plataforma de software livre, o que demandará, emergencialmente a capacitação do todos os nossos professores, sem excessão", justifica.

Para finalizar Morais afirma que o grande desafio da educação deste século é "levar a escola até o aluno, uma vez que a Internet se consolida dia-a-dia como um novo ambiente de aprendizagem".

segunda-feira, 12 de julho de 2010






COXIM DÁ GRANDE SALTO NA MELHORIA DO IDEB, REFLEXO DE INVESTIMENTOS E CAPACITAÇÃO EM TODO OS SETORES EDUCACIONAIS




O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.
A Administração de Coxim no comando da prefeita Drª Dinalva Mourão comemora o salto de qualidade no ensino municipal os índices publicados pelo MEC – Ministério da Educação, comprova que a educação municipal de Coxim tem colhido frutos dos trabalhos da equipe da SEMED – Secretaria Municipal de Educação, da Secretária Raquel Singh que em 2009 planejou com a categoria em todos os vínculos e eixos da educação municipal, sistemáticas no campo estrutural, pedagógico, na eficiência das coordenações, direção, apoios administrativos e o quadro de docentes. Portanto para mim, tenho consciência que esse resultado é fruto de um trabalho planejado e o mais importante a inserção de todo o conjunto imbuído na progressão dos índices.
Para a secretária de educação Profa. Raquel Singh, ela expressa que devemos comemorar muito rumo aos melhores índices do Brasil pois muita coisas ainda temos para executar; em andamento projetos de reforma e ampliação, novos veículos para o transporte escolar, acompanhamento dos conselhos fiscalizadores e consultivos e, em especial, a execução geral do corpo pedagógico na mudança do perfil na busca do conhecimento de todos.
Segundo o gerente de sistema da educação Prof. Ágido Pais, a sistematização continuada da Educação de Coxim é ponto fundamental na busca dos resultados obtidos, para isso houve uma compreensão do processo que esta aí o resultado.
Sobre o assunto, o gerente de políticas e tecnologias educacionais Prof. Jânio de Jesus Morais, reitera que a chegada da informatização nos processos educacionais, ampliou a forma de aquisição de novos conhecimentos mediados pelo auxilio tecnológicos introduzidos pelo MEC no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva; criando novas atitudes de acessos e modernizando o raciocínio dos educandos, criando novos espaços de saberes na construção do pensamento crítico.
De acordo com a coordenadora pedagógica Profa. Maria Auxliadora Bispo, numa análise de conjuntura municipal, nota-se o grande avanço dos índices da educação comprovando que a educação pública é possível em qualquer lugar serem simétrica, os índices comprovam que estamos no caminho certo, que o corpo docente tem respondido à altura daquilo que propomos, “uma educação inclusiva, onde a liberdade nas inovações pedagógica é o nosso eixo”.
Para o Prof. Ubirajara Gonçalves de Lima (BIRA), colaborador na sistematização da educação municipal, o salto de qualidade poderá ser muito melhor num futuro breve, pois, temos trabalhado com a conscientização dos gestores das escolas municipais de que é possível crescermos muito mais. Coxim será em breve o grande centro educacional da região norte; com novas escolas, cursos superiores, cursos de capacitação dos setores sociais e em especial, com o início do funcionamento do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) com sede em Coxim, com as obras em desenvolvimento - na certeza a solução dos problemas que ensino médio. Com a educação infantil forte, com a educação básica – corrigindo distorções detectadas no processo educacional, e o ensino médio possibilitando a capacitação a milhares de jovens nas profissões sustentadas, com certeza teremos uma nova região norte no Mato Grosso do Sul. Ressalto ainda o trabalho dos gestores das escolas públicas estaduais que tem dado resposta nas melhorias dos índices educacionais.
A seguir as tabelas da evolução do IDEB 2005, 2007 e 2009:




segunda-feira, 31 de maio de 2010

Profuncionário forma mais de cem servidores

Escrito/Foto por Keila Flores / Foto: Léia de Mattos e Keila Flores
Sábado, 29 Maio 2010 23:10
Foto: Keila Flores

O Curso técnico de formação para funcionários da educação (Profuncionário) formou em Coxim, nesta sexta-feira (28) 112 servidores, que a partir de agora estão comprovadamente qualificados para as profissões que exercem. A formatura aconteceu no anfiteatro da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e contou com a presença da prefeita Dinalva Mourão (PMDB); deputado estadual Júnior Mochi (PMDB); deputado federal Antônio Carlos Biffi (PT-MS); representante da secretaria estadual de educação, Celina de Melo; secretária municipal de educação Raquel Singh; coordenadora do Profuncionário em Coxim Rosália Mochi, vereadores Sidney Assis (PSDB), Vladimir Ferreira (PT), Aluízio São José (PSB) e Edvaldo Bezerra (PDT); diretor-presidente da Funrondon, Ivanildo José da Silva, dentre outras autoridades.
Foto: Keila Flores
Em seu pronunciamento, a prefeita Dinalva Mourão parabenizou os formandos, ressaltou a importância deste tipo de aperfeiçoamento e anunciou que já assinou contrato para iniciar uma nova turma. “Admiro a perseverança destes servidores por terem dedicado um ano e oito meses de sua vida para se qualificar. Com certeza isso refletirá no atendimento direcionado à população. Sei que o auxílio financeiro que recebem é importante, mas acredito que o conhecimento adquirido tem um valor ainda maior”, reforçou.
O deputado Júnior Mochi, que foi paraninfo da turma também ressaltou a importância de se investir neste tipo de iniciativa. “Nós que lutamos pela melhoria da qualidade da informação temos o compromisso de fazer o serviço público cada vez melhor”, falou.
Foto: Keila Flores
Já par Biffi, patrono dos formandos, disse que propiciando oportunidades, o Brasil cresce, se desenvolve e cria oportunidades para todo mundo. “Coxim está crescendo e por isso todos devem estar preparados. Cada um faz tem que fazer a sua parte. Sinto orgulho por contribuir para o desenvolvimento do município”, salientou.
Foto: Keila Flores
Para a merendeira Maria Paula de Carvalho, 55 anos, participar do curso foi muito bom porque agora pode efetivamente dizer que ela é uma profissional. “Gosto muito do que faço. Trabalho neste ramo há 23 anos e agora tive a oportunidade de conquistar meu certificado. Que os outros alunos que vierem também sigam em frente e façam o curso, pois ele é muito bom”, afirmou.
Ao todo foram 1260 horas de estudo em que as turmas obtiveram conhecimento em Alimentação Escolar; Infra-estrutura material e ambiental; Multimeios Didáticos e Secretaria Escolar.
De acordo a representante da secretaria de estado de educação, Celina Melo, no Mato Grosso do Sul, o programa teve início em 2006, no município de Dourados contando apenas com a participação de 300 alunos. Em 2007 foi ampliado de acordo com a realidade do estado e formou três pólos com um total de mil alunos. Já em 2009, 16 municípios foram contemplados.
Foto: Léia de Mattos

Coxim - Canteiro de Obras! Em 2010, Biffi já consolidou R$ 30 milhões para MS



Em 2010, Biffi já consolidou R$ 30 milhões para MS

Após analisar os recursos destinados para Mato Grosso do Sul, através de sua atuação parlamentar, em Brasília, o deputado federal Antônio Carlos Biffi (PT/MS) comunicou que, entre janeiro e maio deste ano, o governo federal já autorizou o pagamento de R$ 30 milhões, possibilitando o início e/ou conclusão de importantes obras em todo o estado.
Biffi explicou que esses recursos (via emendas de bancada, individual e extra-orçamentário) representam o pagamento integral de determinadas ações e parcial de outras, já que o volume total a ser liberado chega a R$ 70 milhões.
“De fato, o valor pago, até o momento, pela União é uma excelente notícia, pois vem possibilitando tirar do papel inúmeros projetos encaminhados pelos municípios ao nosso mandato. Mas o nosso trabalho não pára por aí. A tendência é de que nos próximos meses a União autorize a complementação financeira para as demais ações”, explicou.

OBRAS
O parlamentar agradeceu a anteção do Governo Lula com Mato Grosso do Sul e fez questão de listar as principais obras concluídas, em andamento ou encaminhadas aos órgãos federais, via Mandato Biffi:
Aquisição de transporte escolar: Alcinópolis, Anaurilândia, Aral Moreira, Coxim, Guia Lopes, Inocência, Ladário, Mundo Novo, Porto Murtinho, Rochedo, Sete Quedas, Taquarussu e Vicentina.
Construção de Centros de Educação Infantil (CEINFs): Inocência, Figueirão, Campo Grande, Brasilândia, Bandeirantes, Água Clara, Sonora, Santa Rita do Pardo, Rio Verde de MT, Rio Brilhante, Ribas do Rio Pardo, Paranhos, Miranda, Angélica e Nioaque.
Aquisição de equipamentos via Proinfância: Itaquiraí, Iguatemi, Coxim, Caarapó, Amambaí, Vicentina, Terenos, Ribas do rio Pardo, Porto Murtinho e Mundo Novo.
Cobertura e/ou construção de quadras de esporte: Pedro Gomes, Chapadão do Sul, Campo Grande, Caracol, Coxim, Deodápolis e Ivinhema.
Construção de casas populares: Corumbá, Rio Verde de MT, Coxim, Pedro Gomes, Alcinopolis, Glória de Dourados, Rio Brilhante, Sonora, Paranaíba e Água Clara.
Pavimentação asfáltica e/ou drenagem: Eldorado, Japorã, Coxim, Sete Quedas, Coronel Sapucaia, Água Clara, Sonora e São Gabriel do Oeste.
Esgotamento sanitário e/ou abastecimento de água: Corguinho, Paranhos, Japorã, Figueirão e Vicentina.
Construção e/ou reforma de escolas em Coxim, Pedro Gomes, Bandeirantes, Caarapó, Brasilândia, Vicentina, Bela Vista e Amambaí.

Por Wolglan Melo

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Dia das mães no Centro Comunitário é um sucesso!!!!!!


O dia das mães oferecido pela Secretária Municipal de Educação à todas as mães da rede de ensino do município foi um sucesso.
Feito no Centro Comunitário dia 07/05, reuniu as mães de toda a rede municipal de ensino para um delicioso chá bingo onde foram sorteados muitos brindes doados pela comunidade e comércio local e também pelo Deputado Biffi. Contou com a ilustre participação da Prefeita Municipal de Coxim Dinalva Mourão, alguns de seus secretários, toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação , suas escolas e centros de educação infantil. O programa Brasil Alfabetizado também se fez presente com seus alfabetizadores ,alunos e coordenadores. A Secretária Municipal de Educação Raquel Singh, agradece à todos os seus funcionários pelo exelente trabalho, à todas as mães que se fizeram presentes e às autoridades que prestigiaram este evento e nos alerta que teremos mais coisas boas como esta pela frente. Vamos aguardar e conferir.

domingo, 25 de abril de 2010

Coxim receberá R$ 3 milhões para reformar escolas municipais


A secretária de educação de Coxim, Raquel Singh, reuniu-se hoje com o deputado federal Antônio Carlos Biffi para tratar da reforma das escolas municipais. Segundo a secretária, a estrutura física das escolas estão precárias e as obras são de extrema importância para alavancar a qualidade do ensino na cidade. O deputado esclareceu que os projetos encontram-se em tramitação no Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) e que ele tem solicitado prioridade na liberação destes recursos. Biffi informou que já foi pago ao município R$ 196 mil para aquisição do primeiro ônibus escolar, com capacidade para 50 passageiros, que deverá ser entregue em breve pela montadora ganhadora do pregão. Também será requerida mais agilidade na autorização da verba para aquisição do segundo veículo que servirá para o transporte escolar, com 31 lugares.
Durante a reunião, da qual participaram o coordenador de educação e tecnologia Jânio de Jesus, e a coordenadora do programa Brasil Alfabetizado na região, Neide Monteiro, foram solicitados ao deputado ações para garantir melhoria do salário dos 30 monitores do programa e também articulação para autorizar o quanto antes a instalação da internet nas escolas rurais, além de um veículo utilitário para a Secretaria de Educação do município.
Entre as ações do deputado Biffi em Coxim destacam-se a implantação do Centro Universitário e do IFMS, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Os recursos para a pavimentação asfáltica no acesso ao campus da UFMS e a construção do campus da UEMS em Coxim também já estão empenhados junto ao Ministério das Cidades, por meio de ação do deputado Biffi e do senador Delcídio do Amaral. Biffi também já viabilizou a construção de quadra de esportes coberta nas escolas Pedro Mendes e Padre Nunes.(Fonte: idest.com.br)

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Drenagem alcança acesso a UFMS e Vila da Barra, anuncia Dinalva



A prefeita anunciou durante comemoração do aniversário de Coxim outra obra de grande importância, a drenagem da Rua Márcio de Lima Nantes e Vila da Barra da ordem de mais de R$ 1 milhão de reais, possibilitando assim o asfaltamento do acesso a UFMS.
Durante visita do senador Delcídio do Amaral no último sábado o parlamentar reafirmou à prefeita Dinalva Mourão o empenho de outro R$ 1 milhão de reais para o asfaltamento da via que incluiu segundo a prefeita o Asfaltamento de 100% da Vila da Barra e contempla ciclovia que beneficiará acadêmicos e moradores da região.
Os recursos da drenagem foram viabilizados através de emenda do Deputado Federal Antônio Carlos Biffi com contrapartida do município. “É uma obra importante que, somada ao asfalto da Rua Gilberto Reginaldo dos Santos que está em andamento, contempla a comunidade acadêmica que há muito anseia por benfeitorias nas vias que dão acesso a UFMS”, afirmou a prefeita.
Escrito por: Keila Flores e Foto: Léia Matos.

Secretaria de Educação lança Telecentro no Senhor Divino



Com o objetivo de estender a inclusão digital a um número maior de coxinenses, a prefeita Dinalva Mourão e secretária municipal de educação Raquel Singh lançaram na última quarta-feira (07) o Telecentro da Escola Municipal Marechal Rondon. Segundo Singh, este espaço tem a capacidade para atender 160 pessoas e já irá iniciar com 70 alunos confirmados.
Este Centro Tecnológico Comunitário irá atender aos pais de alunos e também a comunidade do bairro, que poderão aprender a maneira correta de utilizar o microcomputador, programas, digitação e posteriormente navegação na internet.
Para a diretora da escola, Francisca da Conceição Silva, este projeto será de grande valia para todos, pois irá disseminar o conhecimento e promover uma interação entre pais e alunos. Já o vereador Aluízio São José, que discursou em nome da câmara, falou da felicidade em ver a administração pública trabalhando com o objetivo de ampliar o conhecimento das pessoas e promover a qualificação profissional. “Sabemos que para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho é necessário ter no mínimo uma ligação com o computador. Que as pessoas possam quebrar esta barreira e utilizar este mundo que é fascinante e surpreendente” discursou.
Conforme a prefeita Dinalva Mourão além de promover a inclusão digital, este projeto tem o objetivo de integrar pais e alunos, promovendo a união entre as famílias e um melhor acompanhamento das atividades educacionais dos alunos e ainda uma qualificação profissional, possibilitando uma competitividade no mercado de trabalho. “Além deste telecentro já implantamos um no Piracema e outro em Silviolândia. A nossa meta é instalar pelo menos mais 10 Telecentros e para isso estamos desenvolvendo projetos e correndo atrás de recursos”, falou.
Na ocasião, além das autoridades já mencionadas, estiveram presentes os vereadores Vladimir Ferreira e Adilson do Lago, assistente social Eulina Belanda representando o deputado estadual Júnior Mochi e coordenadores educacionais.
Escrito: por Keila Flores e Foto: Léia Matos.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Alunos do Cei Nely Martins recebem ovos de chocolate ofertados pelos alunos da Escola Santa Teresa

Em um gesto de solidariedade e amor ao próximo, alunos do ensino fundamental da Escola particular Santa Teresa entregaram ovos de chocolate aos alunos do Centro de Educação Infantil Nely Martins no bairro Piracema. A distribuição aconteceu na manhã desta quarta-feira (31) e contou com a presença da prefeita Dinalva Mourão, secretária municipal de educação, Raquel Singh, diretora do CEI, Luciana Alcântara, gerente de gestão educacional Ágido Paes, além dos professores do CEI e diretores e professores da Escola Sant Teresa.
A iniciativa faz parte do projeto “Páscoa Solidária” desenvolvido há seis anos pela escola. Além dos ovos, os alunos e professores levaram para as crianças um pouco de alegria, por meio de brincadeiras e música. Ao todo, 50 estudantes integram o projeto.
A prefeita Dinalva Mourão, que sempre teve a vida voltada para o lado social, elogiou esta ação. “É muito bonito ver que as crianças com poder aquisitivo um pouco melhor estão aprendendo desde cedo à importância de se preocupar com quem tem menos. Isso com certeza fará a diferença lá na frente, pois desta maneira teremos adultos mais conscientes do seu papel na sociedade”, elogiou.
De acordo com a diretora pedagógica da escola, professora Virgínia Ferreira, este projeto é realizado em três etapas. O primeiro passo é conscientizar os alunos quanto à importância da solidariedade e da divisão. Depois os alunos são motivados a economizar o troco dos lanches e desta forma começam a juntar dinheiro para comprar os ovos e compartilhar com quem não tem recursos financeiros para adquirir.
“Nosso principal objetivo é trabalhar em grupo a construção da cidadania. Desta maneira, os alunos podem conhecer a realidade da cidade em que vivem, se integrar com a comunidade e saber o quão importante é compartilhar com o próximo”, explicou a diretora.
E os alunos aprenderam direitinho. Para o estudante Eduardo Garcia, 12 anos, ver a felicidade do próximo lhe dá muita satisfação. “Está sendo muito bom ver as crianças felizes. Poder doar os ovos a elas foi bem legal. Com isso aprendemos que não devemos pensar só em nós mesmos, não podemos ser egoístas, temos que compartilhar”, reforçou.
O mesmo sentimento tomou conta de quem recebeu os ovos. Com apenas 4 aninhos, João Augusto, aluno do CEI disse que gostou muito do presente e irá dividir com seus pais e irmãos.
Escrito/Foto por Keila Flores e Andreza de Mattos.

Alunos dos CEI de Coxim recebem peixe na merenda escolar nesta semana santa

Como nesta época do ano, devido às tradições religiosas, é comum o consumo do peixe na alimentação, a prefeitura de Coxim incrementou a merenda nos CEI (Centros de Educação Infantil) com esta iguaria. Segundo a secretária municipal de educação, Raquel Singh, além da educação infantil, as escolas municipais Willian Tavares e Marechal Rondon tiveram esta inovação no cardápio. A novidade agradou a criançada. Helder Evandro de 4 anos, por exemplo, adorou. "Gostei muito do peixinho", falou.
Isto foi possível graças à doação de pescado feita pela Polícia Militar Ambiental de Coxim. Mas, de acordo com a prefeita Dinalva Mourão, ainda este ano, este tipo de produto alimentício se tornará cada vez mais freqüente na merenda escolar. “Pretendemos inserir o peixe na merenda escolar através do programa de agricultura familiar. Já estamos bem avançados na discussão deste projeto. Apresentamos a proposta aos produtores rurais, que gostaram da idéia e estão regularizando os documentos para firmar o acordo com o município e possivelmente com o estado também. Queremos que nossas crianças tenham o peixe no cardápio pelo menos uma vez por mês” complementou.
Escrito/Foto por Keila Flores/Léia de Mattos.

Escolas municipais recebem novos ventiladores

A secretaria municipal de educação de Coxim iniciou esta semana a substituição dos ventiladores das escolas municipais. Nesta primeira remessa foram atendidas as escolas Willian Tavares, Marechal Rondon e Antônio Torquato (Jauru).
Conforme a secretária municipal de educação, Raquel Singh, a intenção é efetuar a troca também nos Centros de Educação Infantil e demais escolas da zona rural.
Escrito/Foto por Keila Flores.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Os kits Escolares do Programa Brasil Alfabetizado são recebidos com muitas alegrias em todos os bairros de Coxim.





Estando finalizando as entregas dos kits Escolares nos Bairros de Coxim, foi com muitas alegrias que os alunos vêm recebendo os Coordenadores, Neide Monteiro e Beto Ferreira, nas suas visitas distribuindo os Kits. Num total de 29 salas de aulas e mais de 500 alunos tanto na área urbana e rural, todos vem recendo os kits. Na Igreja Capela da Saúde localizado no bairro Senhor Divino onde também são administradas duas salas aulas do Brasil Alfabetizado esteve presentes na entrega dos Kits o Coordenador Municipal do Programa Vale Renda do Governo Estadual Adenilson Vilalba, a técnica do Programa Soelma Rodrigues. o gerente de gestão da secretaria Municipal de Educação, Agido Paes,a Pedagoga da Equipe inclusiva da Educação Telma Maria e a Secretaria de Educação de Coxim Raquel Singh,onde os mesmo participaram da entrega. Foi lembrada a importância dos estudos na vida de cada cidadão e que os alunos do programa é um exemplo para muitos, que a idade não impede a nada, pois a hora é agora, antes a dificuldade de aprender a ler e escrever era muito difícil, hoje as salas estão nos bairros, só não aprende quem não quer. Assim falaram todos os visitantes. E principalmente agora com este material escolar.que é composto por 1 pasta,1 caderno, 1 cola,1 apontador,1 dicionário,2 réguas,1 caneta,2 borrachas e 4 lápis,vem facilitar muito mais ainda os estudos.pois tanto o Governo Federal, Estadual e Municipal vem contribuindo muito para evolução deste programa e que ainda este ano também será distribuídos os livros selecionados pelo professores .A coordenadora geral do programa Brasil alfabetizado Neide Monteiro finalizou falando que os Alfabetizando nunca desista de estudar pois a sabedoria do aprender e saber ninguém tira da gente e que muitos irão descobrir um novo mundo depois de ser alfabetizado.


Texto e Foto Beto Ferreira.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Tostão e Guarany farão palestra em Coxim para apresentar o site da música sertaneja do MS


A dupla sertaneja de Mato Grosso do Sul, Tostão e Guarany, vai estar em Coxim no dia 05 de abril, às 18 horas, para realizar uma oficina e apresentar aos músicos locais o site www.musicasertanejadoms.org.br, que possibilitará aos artistas de todo o Estado divulgar seu trabalho e ainda postar calendários de shows e telefones para contato. “No dia da oficina, os músicos locais vão efetuar um cadastro e receber toda orientação necessária para inserir suas informações no site que é o primeiro do Brasil a reunir os músicos em um único espaço virtual. Nossa intenção é viabilizar uma mobilização e união dos artistas”, explicou Tostão.

O cantor lembra ainda que no dia da oficina serão escolhidos dois artistas locais (individual, dupla ou grupo) para antecedê-los no show de aniversário de Coxim, previsto para acontecer no dia 10 de abril, na Praça Poliesportiva. Para acertar os últimos detalhes da oficina e também do show, Tostão esteve visitando, nesta segunda-feira (22), a Secretária Municipal de Assistência Social, Luzia Louzada e também o diretor-presidente da Funrondon (Fundação Professora Clarice Rondon de Cultura, Desporto e Lazer), Ivanildo José da Silva.
Além do site, no dia 10 de abril, a dupla irá lançar também o CD do Caipira ao Digital. Nesta data irão se apresentar também a cantora Delinha e a Lígia Mourão, filha do compositor Zacarias Mourão. Este show conta com o apoio da prefeitura de Coxim e deputado federal Antônio Carlos Biffi (PT).
O local da oficina ainda não foi divulgado.
Mais informações pelo telefone: (67) 3291-4778 ou 3291-3383.
Escrito por Keila Flores e foto Léia de Mattos.

Prefeitura adquire colchões especiais para Centros de Educação Infantil


Para proporcionar mais conforto aos alunos dos Centros de Educação Infantil (CEI), a prefeitura de Coxim está fazendo a troca dos colchões que segundo a secretária de educação, Raquel Singh, há mais de cinco anos não eram substituídos. De acordo com a prefeita Dinalva Mourão, nesta primeira etapa foram comprados 100 colchões, que serão distribuídos para os CEI do município.
De acordo com a empresa fornecedora do produto, os colchões possuem medidas especiais, com o dobro da altura e densidade e ainda é antialérgico, anti-fungo e anti-ácaro. “Estamos renovando os colchões dos Centros de Educação Infantil com material especial, fabricado de acordo com as necessidades das crianças. Com isso nossos alunos terão momentos agradáveis até mesmo no horário de descanso”, explicou a prefeita.
Escrito por Keila Flores e foto Léia de Mattos

Dinalva Mourão recebe provisoriamente o CEI do Vale do Taquari


A Projetando Arquitetura, responsável pela construção do Centro de Educação Infantil (CEI), neste mês de março fez a entrega provisória da obra para o município de Coxim. A solenidade aconteceu no prédio do CEI, no bairro Vale do Taquari e contou com a presença da população e também de autoridades do município.
Por proposição do ex-vereador Irmo Rodrigues, o centro presta uma homenagem a Leonora da Silva Bezerra, mãe do arquiteto responsável pela obra, José Moacir Bezerra Filho. Em seu pronunciamento a prefeita Dinalva Mourão ressaltou a importância do auxílio do deputado Federal Antônio Carlos Biffi (PT-MS) e do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), que juntos destinaram emendas para a construção desta obra que é uma realização do governo federal em parceria com o município.
Dinalva Mourão falou ainda da importância do nome do centro e lembrou com saudade da homenageada que faleceu em dezembro de 1986.
De acordo com a prefeita, após o recebimento provisório da obra, o município fará uma inspeção e posteriormente entregará para a comunidade. “Já estamos licitando os equipamentos para colocar no prédio e assim que estiver tudo pronto faremos a entrega para a comunidade”, explicou.
O investimento total na construção do centro foi de R$ 1,1 milhão, sendo 950 mil do governo federal e 150 mil da prefeitura de Coxim, que também doou o terreno para que o prédio pudesse ser levantado. Assim que o CEI estiver totalmente pronto irá abrigar cerca de 240 crianças de 0 a 5 anos, que estudarão em período integral.
Escrito por Keila Flores e Foto Léia de Mattos.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Programa Brasil Alfabetizado entrega kits Escolares


Iniciou-se no dia 17 de Março de 2010 a entrega dos Kits Escolares do Programa Brasil Alfabetizado, programa que é a alfabetização de jovens e adultos ,num total de 700 alunos distribuídos nos bairros e zona rural de Coxim. O ínicio da entrega dos Kits aconteceu no bairro Vila Bela onde estiveram presentes: Prefeita de Coxim, Dinalva Mourão a Secretaria Municipal de Educação Raquel Singh , os Coordenadores de turmas do programa, Neide Monteiro e Beto Ferreira a Alfabetizadora da turma Graciele. As turma tem na média 20 Alfabetizandos, onde os coordenadores irão, sala por sala, realizar a entrega. Com muita emoção, a professora falou da alegria de estar distribuindo os Kits, pois muito alunos não tem condição de comprar o próprio material escolar. A coordenadora do programa Neide Monteiro agradeceu a parceria da Secretaria de Estado de Educação de MS, prefeitura e Secretaria Municipal de Educação, sem este apoio seria impossível ter estas salas de aulas nos bairros. Beto Ferreira , também Coordenador do programa, ressaltou a importância do papel do governo Federal nas atividades relacionadas com a Educação no País, principalmente aqui em Coxim. Assim,o programa Brasil Alfabetizado é um exemplo para todos. A Secretária Municipal de Educação de Coxim, Raquel Singh, falou da importância deste Programa,e comunica que estará sempre á disposição oferecendo todo o apoio necessário para que estas pessoas, depois de alfabetizadas, prossigam o seus estudos, pois ” A Janela da Leitura” ajuda a ver o mundo de outra maneira. Finalizando, a prefeita Dinalva Mourão com muita alegria, falou da emoção da entrega dos kits, pois no Brasil 17% das pessoas são analfabetas e que com a parceria do governo Federal e Estadual vem buscando este apoio na luta pela erradicação do analfabetismo é muito grande. Ficou muito feliz em saber que todas as salas estão lotadas e considera o município de Coxim um exemplo para todos. Ressalta ainda que, além dos alunos, estão empregados 26 Alfabetizadores capacitados e atuantes nos bairros de Coxim , diminuindo assim a taxa de desemprego que assola o nosso país. O Kit escolar distribuído é composto por :
1 pasta
1 caderno
1 dicionário
1 cola
1 apontador
1 caneta
2 borrachas
2 réguas
4 lápis
Além do Kit Escolar, foi também distribuída a Merenda Escolar, ajudando assim o desenvolvimento dos alunos.
Texto e fotos de: José Roberto Ferreira (Beto Ferreira)

terça-feira, 9 de março de 2010

Coxim deverá receber R$ 900 mil para a construção e/ou aquisição de casas populares



Biffi comunica R$ 5 milhões para a construção de casas populares e assistência técnica em sete municípios de MS
Os municípios foram selecionados pelo Ministério das Cidades na tarde de hoje

O deputado federal Antônio Carlos Biffi comunicou, há pouco, a seleção feita pelo Ministério das Cidades que visa a construção e/ou aquisição de casas populares, além de proporcionar assistência técnica na melhoria, conclusão ou construção de unidades habitacionais em sete municípios de Mato Grosso do Sul.
De acordo com o parlamentar, os municípios selecionados pelo órgão foram Coxim, Pedro Gomes, Sonora e Água Clara, e, em breve, após análise técnica que será feita pelo próprio ministério e Caixa Econômica Federal, devem receber R$ 3,6 milhões para a construção e/ou aquisição de casas populares.
Biffi informou ainda que os municípios de Alcinópolis, Glória de Dourados e Rio Brilhante receberão juntos R$ 1, 3 milhão para a assistência técnica visando melhoria, conclusão ou construção de unidades habitacionais.
“Para que essa boa notícia resulte em investimentos para a habitação em MS, chamo a atenção dos municípios que tiveram seus projetos selecionados para que encaminhem, o quanto antes, a documentação exigida para o departamento de Desenvolvimento Urbano da Caixa Econômica Federal. Após análise e aprovação dos mesmos, o passo seguinte será a consolidação do repasse”, explicou Biffi.
O parlamentar lembrou ainda a parceria com a secretária nacional de Habitação, Inês Magalhães, e a Drª. Maria do Carmo, Gerente de Projetos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), ambas do Ministério das Cidades, pois, segundo ele, foram determinantes na orientação e acompanhamento da seleção dos projetos.

Por Wolglan Melo

POSSE DA NOVA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO






Após consenso entre as bases aliadas ao executivo municipal, a prefeita Dinalva Mourão (PMDB) empossou hoje (1º) a nova secretaria de educação do município, a professora Raquel Singh (PDT).
A cerimônia aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Educação e contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas os demais secretários municipais, presidente de partidos políticos e vereadores.
Sem se esquecer dos avanços alcançados pelo ex-secretário de educação, Diógenes Trevisan, que pediu afastamento para cuidar de assuntos pessoais, Singh falou dos desafios e das metas a serem cumpridas em sua gestão. “A nossa principal meta agora é motivar a equipe para que isto tenha um reflexo positivo no objetivo fim que são nossos alunos, ampliar o número de estudantes; entregar, no segundo semestre, o CEI do Vale do Taquari para a comunidade; ampliar e municipalizar a extensão da Escola Semírames e melhorar cada vez mais o transporte escolar”, falou.
Em suas falas, o presidente da Câmara, Miron Coelho Vilela (PSDB) reforçou a capacidade pedagógica de Singh para assumir o cargo e falou da importância da somatória de forças para chegar à educação ideal aos alunos de Coxim. Já a prefeita Dinalva Mourão falou da felicidade de ter mais uma mulher em sua administração e de poder empossar uma pessoa competente e que já faz parte do quadro de funcionários.
Por Keila Flores

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

O Brasil Alfabetizado recebe a visita do Secretário de Saúde do Municipio de Coxim


Na sexta dia 05-02, O Brasil Alfabetizado recebe a visita do Secretário de Saúde do Municipio de Coxim, juntamente com a Diretoria da UCAM e vários Presidentes de moradores da nossa cidade.Durante a visita, vários assuntos foram abordados, pela coordenadora Neide Monteiro e Alfabetizadoras, com relação a saúde dos nossos Alfabetizandos, a preocupação se estende além da Alfabetização.O Secretário Dr. Nakada, falou a todos presentes, explicando o trabalho que vem sendo desenvolvido em nossa cidade.

PRESIDENTES DE ASSOCIAÇÕES DE MORADORES PRESENTES:

Sra. Nilva, Presidente do Bairro Piracema,

Sra. Germana, Presidente do Bairro Nova Coxim,

Sr. Joelson, Presidente do Bairro Jd. Alvorada,

Sr. Zanon, Presidente do Bairro Altos de São Pedro,

Sr. Milton, Presidente do Bairro Santo André,

Sr. Angelo, Presidente do Bairro Vila da Barra,

Sra. Iracy, Presidente do Bairro Vale do Taquarí,

Sr. Presidente do Bairro Sta Maria

Sr. Jorge, Presidente do Bairro Flávio Garcia e

Sra. Neide Monteiro, presidente do Bairro Centro.

Escrito por: Neide Monteiro

Foto: Beto Ferreira.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Tem início aulas do Programa Brasil Alfabetizado em Coxim - MS



Iniciaram na segunda-feira, 11/01/2010, as aulas do Brasil Alfabetizado. O programa que é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com o Município, atenderá mais ou menos 700 pessoas com mais de 15 anos, sem domínio da leitura e escrita convencional. O curso tem a duração de oito meses. No processo de alfabetização são utilizados recursos linguísticos e a função social da leitura e escrita, voltada para a formação do sujeito como cidadão participativo do contexto social."O Brasil Alfabetizado é uma lição de vida para quem aprende e para quem ensina. O programa oferece oportunidade de estudo a quem não a teve. Garantindo cidadania e dignidade".Segundo a Coordenadora Municipal, Neide Monteiro os professores que irão atuar no programa fazem, antes do início do curso, uma formação inicial com duração de uma semana em Campo Grande, com as Técnicas da Secretaria Estadual de Educação."Eu sempre quis ensinar, antes eu não tinha condições para isso, mas agora não quero perder a oportunidade. Estar participando desse programa é a realização de um sonho", assim diz os alfabetizadores.Muitas dos alfabetizadoros dizem: "É um orgulho fazer parte do projeto, uma vez que temos a portunidade de ensinar a própria mãe a escrever as primeiras palavras". "Quando ela era jovem, teve que se dedicar ao trabalho na roça e à criação dos filhos, por isso, não pôde estudar. Mas agora que ela está tendo a oportunidade não vai desistir"."Eles irão trabalhar com pessoas que nunca estiveram em uma escola, ou a abandonaram há muito tempo. Por isso, a importância de cativar e incentivar o aluno", ressalta.Ao todo, 30 turmas serão alfabetizadas, até setembro de 2010. Os alunos que farão parte do projeto receberão do Graoverno Federal kits escolares e merenda. "Esse é um incentivo a mais para os alunos. Eles receberão todo o material didático para participar do curso".Ainda segundo a coordenadora, se o número de alunos superar a quantidade dos inscritos inicialmente não haverá problema, porque eles serão atendidos.
"ALFABETIZAR é acreditar numa transformação e fazer do individuo um cidadão"
Postado por PanTaneira (Neide Monteiro) às 15:14:00 0 comentários
segunda-feira, 26 de outubro de 2009

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

País fica em 88º em ranking de ensino (Estudo da Unesco)


20/01/2010 - O Estado de S. Paulo

País fica em 88º em ranking de ensinoEstudo da Unesco, com 128 nações, mostra que Brasil está atrás de Paraguai e Argentina; qualidade é o gargaloLisandra Paraguassú BRASÍLIA O alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que o Brasil conquistou há dois anos não chegou à educação. O relatório Educação para Todos, divulgado ontem pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), mostra que a baixa qualidade do ensino nas escolas deixa as crianças para trás. É diretamente responsável por colocar o País na 88ª posição no Índice de Desenvolvimento Educacional (IDE), com resultado 0,883 (a nota varia de 0 a 1, sendo 1 a mais alta). O Brasil está atrás de Paraguai, Equador e Bolívia.

Dos quatro dados utilizados pela Unesco, o Brasil vai bem em três e tem resultados acima de 0,900 - o mínimo para ser considerado de alto desenvolvimento educacional. São bons os números de atendimento universal, analfabetismo e igualdade de acesso à escola entre meninos e meninas. Já quando se analisa o índice que calcula quantas crianças que entram na 1ª série do ensino fundamental concluem a 5ª série, o País cai para 0,756, um baixo IDE.

Mais do que isso, a situação piorou. No estudo anterior, com dados de 2005, o índice brasileiro ficou em 0,901. O recente relatório utiliza informações de 2007, ano em que há números comparáveis para os 128 países.

Segundo Nicole Bella, analista de políticas da Unesco em Paris e uma das responsáveis pelo relatório, o Brasil perdeu pontos porque a matrícula caiu de 95,6% em 2005 para 93,5% em 2007 e a taxa de sobrevivência na 5ª série de 80,5% para 75,6% no mesmo período. "A reprovação e a retenção escolar, assim como a qualidade da educação, atrapalham o progresso do País."

O gargalo da 5ª série do ensino fundamental é conhecido. O relatório aponta três fatores que influenciam o resultado das crianças e a permanência na escola: a necessidade de identificar, nos primeiros anos de escolaridade, o quanto a criança está aprendendo e tomar medidas para sanar as dificuldades; ter escolas com um mínimo de infraestrutura física e um bom ambiente escolar; um número consistente de horas em sala de aula, garantindo que pelo menos 80% delas seja de aprendizagem efetiva. Em nenhum deles o Brasil pode servir de exemplo.

Nas rede pública, a média de horas de aula por dia é de 4,5 no ensino fundamental e 4,3 no médio, quando seriam necessárias ao menos 6. Mais de 17,8 mil escolas não têm energia elétrica e só 37% possuem bibliotecas.

Para o presidente executivo do Movimento Todos pela Educação, Mozart Ramos, os dados reforçam que o maior desafio do País é a aprendizagem na educação básica. "Melhorar a qualidade é mais caro do que colocar a criança na escola." Para a educadora Ângela Soligo, da Unicamp, o País "investe demais em avaliação e de menos na melhoria da qualidade".

O Ministério da Educação informou que ainda vai analisar o relatório, mas, inicialmente, considerou os números "estranhos" porque houve a ampliação do ensino fundamental para nove anos e queda na evasão.

Colaborou Carlos Lordelo