segunda-feira, 12 de julho de 2010






COXIM DÁ GRANDE SALTO NA MELHORIA DO IDEB, REFLEXO DE INVESTIMENTOS E CAPACITAÇÃO EM TODO OS SETORES EDUCACIONAIS




O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.
A Administração de Coxim no comando da prefeita Drª Dinalva Mourão comemora o salto de qualidade no ensino municipal os índices publicados pelo MEC – Ministério da Educação, comprova que a educação municipal de Coxim tem colhido frutos dos trabalhos da equipe da SEMED – Secretaria Municipal de Educação, da Secretária Raquel Singh que em 2009 planejou com a categoria em todos os vínculos e eixos da educação municipal, sistemáticas no campo estrutural, pedagógico, na eficiência das coordenações, direção, apoios administrativos e o quadro de docentes. Portanto para mim, tenho consciência que esse resultado é fruto de um trabalho planejado e o mais importante a inserção de todo o conjunto imbuído na progressão dos índices.
Para a secretária de educação Profa. Raquel Singh, ela expressa que devemos comemorar muito rumo aos melhores índices do Brasil pois muita coisas ainda temos para executar; em andamento projetos de reforma e ampliação, novos veículos para o transporte escolar, acompanhamento dos conselhos fiscalizadores e consultivos e, em especial, a execução geral do corpo pedagógico na mudança do perfil na busca do conhecimento de todos.
Segundo o gerente de sistema da educação Prof. Ágido Pais, a sistematização continuada da Educação de Coxim é ponto fundamental na busca dos resultados obtidos, para isso houve uma compreensão do processo que esta aí o resultado.
Sobre o assunto, o gerente de políticas e tecnologias educacionais Prof. Jânio de Jesus Morais, reitera que a chegada da informatização nos processos educacionais, ampliou a forma de aquisição de novos conhecimentos mediados pelo auxilio tecnológicos introduzidos pelo MEC no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva; criando novas atitudes de acessos e modernizando o raciocínio dos educandos, criando novos espaços de saberes na construção do pensamento crítico.
De acordo com a coordenadora pedagógica Profa. Maria Auxliadora Bispo, numa análise de conjuntura municipal, nota-se o grande avanço dos índices da educação comprovando que a educação pública é possível em qualquer lugar serem simétrica, os índices comprovam que estamos no caminho certo, que o corpo docente tem respondido à altura daquilo que propomos, “uma educação inclusiva, onde a liberdade nas inovações pedagógica é o nosso eixo”.
Para o Prof. Ubirajara Gonçalves de Lima (BIRA), colaborador na sistematização da educação municipal, o salto de qualidade poderá ser muito melhor num futuro breve, pois, temos trabalhado com a conscientização dos gestores das escolas municipais de que é possível crescermos muito mais. Coxim será em breve o grande centro educacional da região norte; com novas escolas, cursos superiores, cursos de capacitação dos setores sociais e em especial, com o início do funcionamento do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) com sede em Coxim, com as obras em desenvolvimento - na certeza a solução dos problemas que ensino médio. Com a educação infantil forte, com a educação básica – corrigindo distorções detectadas no processo educacional, e o ensino médio possibilitando a capacitação a milhares de jovens nas profissões sustentadas, com certeza teremos uma nova região norte no Mato Grosso do Sul. Ressalto ainda o trabalho dos gestores das escolas públicas estaduais que tem dado resposta nas melhorias dos índices educacionais.
A seguir as tabelas da evolução do IDEB 2005, 2007 e 2009:




Nenhum comentário:

Postar um comentário