A formação continuada tem como objetivo fazer com que os professores reavaliem suas práticas pedagógicas para melhorar a relação de aprendizagem dos alunos, porque por muito tempo a pedagoga focou o processo de ensino do professor, hoje sabe-se que é necessário ressignificar a unidade entre aprendizagem e ensino, pois sem aprendizagem o ensino não se realiza.
Um dos grandes papéis da educação na atualidade é de efetivar-se enquanto instrumento fundamental de transformação da sociedade, isso fica bem evidente nos encontros para estudos do Pró Letramento da linguagem e alfabetização quanto as discussões do grupo e a aplicabilidade das sugestões de atividades com os alunos na sala. Descobrir junto dos alunos e nos encontros novos metodologia e ações para que os alunos desenvolvam suas capacidades lingüísticas através da alfabetização e letramento e seus necessários eixos para a compreensão e aquisição da língua escrita. Foram desenvolvidas várias atividades e compartilhada com o grupo com o objetivo de auxiliar em futuras atividades com os alunos. Já os encontros para desenvolver as atividades do fascículo 2 que fala sobre questões sobre avaliação o grupo discutiu muito fazendo algumas considerações sobre as duas dimensões da avaliação sendo: técnica burocrática (de caráter quantitativo e classificatório) e a formativa e continuada (que tem caráter diagnóstica, processual descritiva e qualitativa). E os instrumentos de registro que leva em consideração a avaliação diagnóstica e o monitoramento que tem a função de orientar as ações educativas. Foram desenvolvidas ainda algumas dinâmicas com o grupo para fortalecer a relação e o desenvolvimento dos trabalhos, foram elas: Aponte o que tem como objetivo trabalhar percepção, atenção e solidariedade; batata quente com alguns direcionamentos como adivinhas, provérbios e outras frases. Boneca de mão em mão, trabalha a reestruturação musical. As atividades realizadas com os alunos foram discutidas e cada novas orientações para facilitar o entendimento dos alunos. Os encontros para a realização e estudos do fascículo 3 onde fala da Organização do Tempo Pedagógico e o planejamento do ensino, foram de suma importância para orientar as suas ações pedagógicas. – como subsidiar as discussões de temas educacionais com pais e responsáveis; preparar um planejamento que possa de fato orientar o trabalho em sala de aula; - identificar, produzir ou solicitar novos materiais que possibilitem contextos mais significativos de aprendizagem; - discutir com a equipe de trabalho as razões que levam os alunos a terem maior ou menor participação nas atividades escolares; - refletir sobre a prática pedagógica, tendo em vista uma coerência com os objetivos propostos; - rever objetivos, conteúdos, formas de encaminhamento das atividades, expectativas de aprendizagem e maneiras de avaliar. E acima de tudo os tempos da leitura e da escrita e a aquisição das capacidades de aprendizagem de cada aluno.
Diante do entusiasmo dos cursistas e o desenvolvimento das atividades com os alunos, temos ainda mais convicção de que a educação é uma prática humana direcionada através de ações que possibilita a mudança das pessoas, dos grupos, das instituições. Dessa forma, não podemos conceber a educação como uma ação imobilizadora, muito pelo contrário, deve ser entendida em sua plena função mobilizadora, dinâmica, construtora de uma sociedade mais cidadã, em uma perspectiva de democratização de seus espaços.
Um dos grandes papéis da educação na atualidade é de efetivar-se enquanto instrumento fundamental de transformação da sociedade, isso fica bem evidente nos encontros para estudos do Pró Letramento da linguagem e alfabetização quanto as discussões do grupo e a aplicabilidade das sugestões de atividades com os alunos na sala. Descobrir junto dos alunos e nos encontros novos metodologia e ações para que os alunos desenvolvam suas capacidades lingüísticas através da alfabetização e letramento e seus necessários eixos para a compreensão e aquisição da língua escrita. Foram desenvolvidas várias atividades e compartilhada com o grupo com o objetivo de auxiliar em futuras atividades com os alunos. Já os encontros para desenvolver as atividades do fascículo 2 que fala sobre questões sobre avaliação o grupo discutiu muito fazendo algumas considerações sobre as duas dimensões da avaliação sendo: técnica burocrática (de caráter quantitativo e classificatório) e a formativa e continuada (que tem caráter diagnóstica, processual descritiva e qualitativa). E os instrumentos de registro que leva em consideração a avaliação diagnóstica e o monitoramento que tem a função de orientar as ações educativas. Foram desenvolvidas ainda algumas dinâmicas com o grupo para fortalecer a relação e o desenvolvimento dos trabalhos, foram elas: Aponte o que tem como objetivo trabalhar percepção, atenção e solidariedade; batata quente com alguns direcionamentos como adivinhas, provérbios e outras frases. Boneca de mão em mão, trabalha a reestruturação musical. As atividades realizadas com os alunos foram discutidas e cada novas orientações para facilitar o entendimento dos alunos. Os encontros para a realização e estudos do fascículo 3 onde fala da Organização do Tempo Pedagógico e o planejamento do ensino, foram de suma importância para orientar as suas ações pedagógicas. – como subsidiar as discussões de temas educacionais com pais e responsáveis; preparar um planejamento que possa de fato orientar o trabalho em sala de aula; - identificar, produzir ou solicitar novos materiais que possibilitem contextos mais significativos de aprendizagem; - discutir com a equipe de trabalho as razões que levam os alunos a terem maior ou menor participação nas atividades escolares; - refletir sobre a prática pedagógica, tendo em vista uma coerência com os objetivos propostos; - rever objetivos, conteúdos, formas de encaminhamento das atividades, expectativas de aprendizagem e maneiras de avaliar. E acima de tudo os tempos da leitura e da escrita e a aquisição das capacidades de aprendizagem de cada aluno.
Diante do entusiasmo dos cursistas e o desenvolvimento das atividades com os alunos, temos ainda mais convicção de que a educação é uma prática humana direcionada através de ações que possibilita a mudança das pessoas, dos grupos, das instituições. Dessa forma, não podemos conceber a educação como uma ação imobilizadora, muito pelo contrário, deve ser entendida em sua plena função mobilizadora, dinâmica, construtora de uma sociedade mais cidadã, em uma perspectiva de democratização de seus espaços.
Por: Maria Auxiliadora - Semed.
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