segunda-feira, 8 de junho de 2009

Para melhorar o transporte escolar Dinalva Mourão traz curso de formação de condutores de transporte escolar para Coxim



Entendendo a necessidade de qualificar os motoristas que realizam o transporte escolar no município e com o intuito de facilitar o acesso à capacitação, uma vez que os centros de formações de condutores de Coxim não oferecem este tipo de treinamento, a prefeita de Coxim entrou em contato com a sede do Detran/MS em Campo Grande e conseguiu trazer o curso para o município. A capacitação teve início hoje (08) de manhã e irá qualificar pelo menos 24 motoristas.
Desde que assumiu a administração, Dinalva Mourão tem procurado melhorar as condições do transporte escolar, seja renovando a frota de veículos ou fiscalizando o serviço terceirizado para que este mantivesse o transporte regularizado, dentro das normas nacionais de trânsito. “Estávamos com uma deficiência neste tipo de serviço, pois como o curso de condutores para o transporte escolar é realizado só em Campo Grande, aqui não tínhamos mão de obra qualificada e isto estava interferindo na qualidade do serviço prestado. Sendo assim, em uma parceria com o Detran conseguimos trazer este curso para Coxim em tempo Record e com isso nossas crianças poderão ser melhor atendidas”, falou Dinalva Mourão.
No mês passado alguns veículos foram apreendidos pela PRF por falta de documentação necessária para efetuar o serviço e porque os condutores não possuíam curso de transporte escolar, mas de acordo com o secretário de educação Diógenes Trevisan este problema está sendo solucionado. “Estamos nos reunindo com motoristas e proprietários para cobrar deles uma atitude positiva à situação criada. Fizemos também notificações e exigimos que os proprietários adequassem a frota de acordo com a legislação vigente. Além disso, novos ônibus foram colocados em circulação e novas linhas foram criadas. Queremos reorganizar nossas linhas para que os cerca de 1.300 alunos que transportamos diariamente, seja das escolas do município ou estaduais, possam ter o maior conforto possível”, explicou Trevisan.
O curso está sendo ministrado, das 07h30min às 12h30min e das 13 às 17h20min, pelo Sest/Senat na sede da Universidade Estadual de Coxim e terá carga horária de 50 horas/aula.
Durante o treinamento, os condutores terão aulas de legislação de trânsito; direção defensiva; noções de primeiros socorros, respeito ao meio ambiente, prevenção de incêndio e relacionamento interpessoal.
São requisitos para a realização do curso: ser maior de 21 anos, ser habilitado no mínimo na categoria D e não ter infrações graves ou gravíssima no período de 12 meses.
Escrito/Foto por Keila Flores/Olir de Mattos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário