terça-feira, 2 de junho de 2009

“Desafios à Formação de Professores de telecnogia digital, na Sociedade da Aprendizagem‏"



O secretário Joe Valle ressaltou a necessidade da ciência e tecnologia como meio para o desenvolvimento educacional
02/06/2009 - 14:41
Promover maior interação entre professores e alunos por meio da utilização de tecnologias educacionais e atender a educação continuada de docentes. Esses são os focos da Interdidática Brasília 2009 - 2° Congresso de Tecnologia Educacional Aplicada à Sala de Aula. O evento, que foi aberto hoje (2), em Brasília (DF), reúne até a próxima quinta-feira (4) cerca de 10 mil profissionais entre professores, coordenadores, diretores, administradores e orientadores educacionais entre outros. O Interdidática Brasília 2009 dá continuidade às atividades iniciadas no 1° Congresso, realizado no ano passado, e que reuniu mais de 4 mil profissionais. Na ocasião foram discutidos problemas atuais da educação em sala de aula, como o cyberbulling e as aulas em formato de podcast. Segundo o diretor da Interdidática Brasília 2009, Jorge Vidal, o professor deve estar em constante processo de formação. “É essencial que o professor cresça cada vez mais, como pessoa, profissional e cidadão, e possa auxiliar seus alunos no processo de construção interativa de seus conhecimentos e sempre com muita qualidade”, disse. Nos três dias de congresso serão realizadas seis conferências e 36 seminários com temas variados como TV Digital e Educação, Role Playing Game e Educação, Aspectos Legais do Uso das Tecnologias, Recursos Digitais Educacionais, entre outros. Para ministrar estas atividades foram selecionados alguns dos maiores especialistas do País e do exterior, em tecnologia aplicada à sala de aula. Entre eles destacam-se Fernando José de Almeida, vice-presidente da Fundação Padre Anchieta – TV Cultura; Maria Inês Fini, uma das fundadoras da Faculdade de Educação da Unicamp e Rogério da Costa Santos, diretor do Laboratório de Inteligência Coletiva – LInC. Além disso, estão confirmadas as presenças de Clara Pereira Coutinho, mestre e doutora em Educação, especialidade de Tecnologia Educativa da Universidade do Minho (Braga), em Portugal, que participará da conferência “Desafios à Formação de Professores na Sociedade da Aprendizagem. Já a professora doutora Lizbeth Goodman, gerente da equipe de Pesquisa e Projetos do Futurelab (Reino Unido), fará a conferência “Inclusão Digital na Era da (In) Conveniência: da Exclusão a Dividendos Digitais, apesar da Crise Economia”. Outro destaque é o conferencista espanhol Ramiro Tomé Conejo, que tratará do tema “Projetos de Inclusão Digital na Espanha e America Latina”. A sessão solene de Abertura do 2° Congresso foi realizada hoje (2) e contou com a presença da representante da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), Ivanir Siqueira, do representante o Sindicato das Escolas Particulares (Sinep), Álvaro Domingos, do professor José Luiz Valente e do secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis/MCT), Joe Carlos Viana Valle, que garantiu a participação do Ministério da Ciência e Tecnologia na 3° edição do Congresso, que deve ocorrer em 2010. Na abertura, o secretário ressaltou a importância de utilizar a ciência e a tecnologia como meio para o desenvolvimento educacional. Segundo ele, o MCT é o ministério que tem maior orçamento de inclusão digital. “Esses recursos estão sendo investidos na infraestrutura das escolas e dos centros públicos de acesso á internet e na qualificação digital de profissionais e alunos”, finalizou.
Por:Prof. Ubirajara Gonçalves de Lima (BIRA).

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