terça-feira, 16 de junho de 2009

Prefeita pede calma para a população



Diante do tremor de terra ocorrido ontem (15) à noite em Coxim a prefeita Dinalva Mourão (PMDB) pede que a população tenha calma. “Já entramos em contato com a Universidade de Brasília (órgão competente em analisar os fatos) e fomos informados que não há motivos para alarme. Pedimos apenas que a população fique atenta e que em caso de novos tremores, mantenha a calma e saia de dentro das residências”, orientou a prefeita.
Segundo o chefe do observatório sismológico da UnB (Universidade de Brasília), George Sand, a magnitude do abalo foi de 4.8 graus na escala Richter e atingiu os municípios de Coxim, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora. As últimas informações apontam que o epicentro (ponto da superfície da terra diretamente afetada onde se origina o terremoto), foi registrado a 50 km leste de Coxim, mais precisamente 18,5 graus ao sul e 55,85 a oeste, na região do pantanal.
De acordo com Sand, o que ocorreu foi uma fratura reativada na terra (rachadura) causada pela pressão existente no local. “A profundidade do tremor foi de 10 km”. A possibilidade de que tenha caído um meteorito no local ainda não foi descartada pelos pesquisadores.
O instituto informa ainda que haja possibilidade de novos tremores, mas com intensidade mais baixa, portanto a orientação é que a população não entre em pânico. “Em caso de novos tremores, o primeiro passo é manter a calma; segundo é sair de casa e depois tentar ver como ficou a estrutura da residência (ver se houve rachaduras); Caso se esteja deitado no momento do tremor recomendamos que coloque um travesseiro na cabeça e em caso de rachaduras comunique a defesa civil do município e evite permanecer no local”, explicou George Sand (UnB).
Segundo o grupamento do corpo de bombeiros de Coxim até o momento não foram registradas nenhuma ocorrência em função do terremoto. Ontem em menos de uma hora a corporação registrou mais de 50 ligações de moradores querendo informações sobre o ocorrido, mas não houve nenhum registro de danos.
Na parte da tarde, a prefeita irá acompanhar a defesa civil durante a visita aos bairros e irá ao local onde ocorreu o abalo.
Outras ocorrências
De acordo com a UnB, em 1964 houve um tremor semelhante com a magnitude de 5.4 na escala Richter.
Escrito/Foto por Keila Flores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário