segunda-feira, 25 de maio de 2009

Patrulhamento escolar vai garantir segurança nas escolas



A polícia militar (PM) em parceria com prefeitura, por meio da secretaria municipal de educação (SEMED) lançou nesta segunda-feira (25), às 10hs na sede da secretaria na presença de diversos convidados, autoridades civis, militares e eclesiásticas e sob a benção do padre Dom Antonino, o programa de policiamento nas escolas municipais, estaduais e particulares.
A ronda escolar tem como objetivo proteger as crianças, professores e demais funcionários do estabelecimento educacional, bem como assegurar a manutenção da ordem pública e o bem-estar social da comunidade estudantil. Além disso, pretende-se desenvolver programas integrados de policiamento ostensivo preventivo e educativo através de atividades a serem desenvolvidas pelas Escolas e 5º Batalhão de Polícia Militar de Coxim.
De acordo com a prefeita Dinalva Mourão, o trabalho será preventivo e focado no público infanto-juvenil promovendo maior integração entre o policial e a família escolar. “Temos que tratar a base e não o fim. As famílias devem entender que o policial é amigo e estará combatendo a violência dentro e fora da escola” reforçou a prefeita.
O presidente da Câmara, Miron Coelho Vilela (PSDB), também ressaltou a importância do projeto dizendo que o grande diferencial é que ele funcionará em caráter preventivo, ou seja, evitando que a violência tome maiores proporções nas escolas.
“Esse tema é uma preocupação nacional e por isso é tão importante. Não podemos permitir que os nossos professores trabalhem nessa situação de insegurança, pois, os mesmos sofrem constantes ameaças e temem freqüentar as instituições para lecionar” diz o deputado Junior Mochi.
Já o jovem vereador Aluízio São José (PSB) foi mais além, destacando que a violência nas escolas é o reflexo da violência da sociedade. “Creio que o patrulhamento além de inibir os comportamentos agressivos dos alunos, também afastará oportunistas que vagam na saída das escolas em busca da comercialização de drogas e bebidas nos bares ao redor das instituições”.
Segundo o vereador e repórter policial, Sidney Assis, alunos, pais e professores reclamam cotidianamente da violência nas escolas. “A ronda é necessária, uma vez que muitas gangues freqüentam os portões dos colégios, provocando confusão com os alunos e assediando as moças na volta da aulas”.
O patrulhamento será realizado diariamente nos horários de entrada e saída das escolas, mas segundo a PM, as escolas com maior número de ocorrências terá o policiamento intensificado. Além disso, a direção da escola poderá entrar em contato direto com a viatura responsável pelo policiamento e assim receber um pronto atendimento.
Por: Keila Flores e Ana Flávia Dorsa.
Foto: Beto Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário