sábado, 2 de maio de 2009

Blog da Educação Informa: Destaque da Semana-Prefeita Dinalva Mourão se emociona na inauguração do CAPS.



A prefeita de Coxim, Dinalva Mourão se emocionou muito durante a inauguração do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), que presta homenagem ao médico e ex-prefeito de Coxim, Flávio Garcia da Silveira Neto. “O Flávio foi um grande amigo, grande político e que as pessoas não vão se esquecer dele tão cedo, pela pessoa que era, pela forma que tratava os cidadãos. Se iniciei na vida política foi por influência dele e de demais amigos”,falou a prefeita.
Dinalva disse ainda que a implantação deste centro visa a valorização do ser humano. “Queremos que o povo de Coxim tenha mais esse benefício sem ter que se deslocar para a capital para receber este tipo de serviço. Queremos encurtar as distâncias e possibilitar que a família consiga assistir melhor os enfermos, dando apoio e suporte durante o tratamento”, reforçou Dinalva Mourão.
Esta é a primeira obra que leva o nome do médico Flávio Garcia da Silveira Neto. Para a esposa do homenageado, Celina Maria Pinho da Silveira este gesto é motivo de satisfação. “Fico muito feliz por ele ter sido lembrado pela dedicação e amor pela cidade. É muito bom saber que o povo não esqueceu dele”, disse a viúva.
O CAPS prestará atendimento para pacientes que apresentarem transtornos mentais. O tratamento abrange desde casos psicóticos, depressivos até usuário de drogas e álcool.
Quem foi Flávio Garcia da Silveira Neto
Nascido em 08 de julho de 1943, em Coxim-M, o médico Flávio Garcia da Silveira Neto se tornou referência no município pela sua trajetória, seja como médico ou como político.
Estudou o primário em Coxim com a professora Clarice Rondon. Fez o segundo grau em Monte Aprazível – SP. Cursou medicina em Petrópolis – RJ. Especializou-se em Ginecologia e obstetrícia entre 1973 e 1975, voltando para Coxim depois de formado.
Em 73 casou-se com a técnica de enfermagem Celina Maria Pinho da Silveira, natural do Rio de Janeiro. O casamento foi no dia da formatura em 14 de dezembro de 1973.
Em Coxim além de sua especialidade trabalhou como clínico geral. Fundou o hospital Nossa Senhora da Conceição, onde hoje funciona o prédio da Polícia Militar.
Foi médico do FUNRURAL, secretário municipal de saúde, prefeito de 1988 a 1992.
Enquanto prefeito realizou obras importantes para o desenvolvimento da cidade, como por exemplo: A construção da Vaca Mecânica, a praça Poliesportiva, a Casa do Artesão, o Aeroporto, o Centro de Convivência Real Idade, o CEI Senhor Divino, reforma da escola Marechal Rondon, regularização dos títulos no Bairro Senhor Divino e Vila Bela, construção de um posto de saúde em Alcinópolis quando o município fazia parte de Coxim, um em Silviolândia e outro no bairro Piracema, fundou o Sine e trouxe a justiça do trabalho para o município, entre outras ações.
Trabalhou como médico na Santa Casa. Foi o 1º médico chefe do posto de saúde Lourdes Fontoura.
Dr. Flávio Garcia teve cinco filhos, dois já falecidos.
Leonardo Pinho Garcia da Silveira – formado em odontologia – trabalha no Rio Grande do Sul.
Flávia Manuelle Pinho Garcia da Silveira – estudante do último ano de medicina na Unoeste.
Luciano Pinho Garcia da Silveira – acadêmico de veterinária na Unoeste.
Maria das Graças Pinho Garcia da Silveira – faleceu ainda prematura.
Leandro Pinho Garcia da Silveira – Faleceu com 16 anos vítima de acidente.
Dr. Flávio Garcia faleceu em 23 de maio de 2007. Segundo a família o médico foi vítima de erro médico ao se submeter a uma cirurgia de vesícula, que o deixou com seqüelas no ano de 2000. O caso ainda está na justiça.
Escrito por Keila Flores
Foto: Beto Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário