quarta-feira, 29 de abril de 2009

CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) é inaugurado em Coxim.



O primeiro CAPS 1 (Centro de Atenção Psicossocial) de Coxim foi inaugurado ontem (28) e prestará uma homenagem ao médico Flávio Garcia da Silveira Neto. De acordo com o médico psiquiatra responsável pelo centro, Florisvaldo Neto, o CAPS fará um atendimento preventivo buscando a reestruturação psiquiátrica do paciente. “Faremos um meio termo entre o ambulatório e a internação, ou seja, atenderemos aqueles pacientes que já passaram pelo ambulatório, foram diagnosticados como caso psiquiátrico, mas que não está em um estágio avançado que necessite de internação”, explicou o médico.
Segundo o especialista, o centro atenderá pacientes com transtorno mental variado, desde psicóticos, depressivos até usuário de drogas e álcool. De acordo com o secretário municipal de saúde, Mário Toshio Nakada, as pessoas com esta enfermidade receberão um primeiro atendimento dos agentes comunitários. “Por visitar todas as casas, os agentes de saúde são sabedores da situação de cada família e são eles que irão conduzir os pacientes ao PSF (Posto de Saúde da Família) para ser avaliado por um médico. Após a avaliação do especialista, caso seja necessário o paciente será encaminhado ao CAPS.
O secretário explicou ainda que inicialmente o CAPS atenderá pessoas adultas em regime de hospital dia, ou seja, os pacientes passarão o dia todo na unidade e depois são liberadas para voltar para casa, mantendo assim o convívio familiar, que segundo ele é de extrema importância para um bom resultado no tratamento. “Aqui eles serão assistidos o dia todo pela equipe multidisciplinar. Vão poder praticar exercícios físicos, desenvolver trabalhos artesanais, plantar horta, entre outras atividades”, disse Nakada.
O prédio que tem capacidade para atender 150 pacientes por mês, foi todo estruturado para atender inclusive pessoas com deficiência física. Fazem parte da equipe multidisciplinar: médico psiquiatra, enfermeiros, terapeuta ocupacional, psicólogos, educador físico, técnicos em enfermagem, entre outros profissionais e colaboradores.
Mais informações podem ser obtidas na secretaria municipal de saúde pelo telefone: (67)3291-3131.
Escrito por Keila Flores
Foto: Beto Ferreira(Semed)

Nenhum comentário:

Postar um comentário