segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Trânsito: Prefeita Dinalva Mourão realiza passeio ciclístico com alunos das escolas municipais de coxim, incentivando mais segurança no trânsito


Com um passeio ciclístico pela cidade de Coxim, os estudantes das escolas municipais William Tavares de Oliveira e Marechal Rondon saíram das salas de aula hoje (26) para passar lição de casa aos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. A mobilização faz parte da campanha “Mais vida. Menos acidente- Respeito às leis de trânsito” que tem como realização a Prefeitura de Coxim, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica- (Dant), Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
A campanha faz parte de uma pesquisa da Vigilância Epidemiológica de Coxim que realizou no município a pesquisa para ver as causas da morbimortalidade por acidentes, sendo a primeira causa as doenças de coração e a segunda por acidentes de trânsito.
De acordo com a coordenadora do Projeto Dant, Leila Almeida, que efetuou a pesquisa em Coxim, somente este ano já foram 245 acidentes e diante desta situação a equipe da secretaria municipal de saúde acredita que a primeira saída para redução dos acidentes é através da prevenção e o que está sendo feito.
De acordo com a prefeita Dinalva Mourão (PMDB) que participou do passeio ciclístico ressalta a importância da ação. “A nossa intenção também é transformar os alunos em multiplicadores de informação junto aos pais e outros adultos e assim proporcionando a todos um trânsito seguro.
"Eu achei muito bom e importante, porque se a gente não respeitar as leis de trânsito, podemos arriscar muitas vidas", disse a aluna Eduarda de Araújo, de 9 anos que aproveitou para alertar aos motoristas quanto a ligações de celulares feitos durante a direção e também quanto ao ligar o som do carro muito alto.
O passeio ciclístico foi iniciado em frente à Escola Marechal Rondon, onde os alunos percorreram pelas ruas: Pedro Pedrossian, Virgínea Ferreira, Antonio de Alburquerque e Filinto Müller e concentraram em frente à Praça São José onde realizaram uma blitz educativa com faixas relatando sobre a importância de a população respeitar as leis de trânsito.
Além das autoridades citadas acima, participaram da mobilização, o comandante do 5ºBPM de Coxim, Tenente Coronel Márcio Villasanti, secretária municipal de educação, Raquel Singh, secretário municipal de saúde, Mário Nakada e equipe de trabalho, dentre professores e alunos.
Escrito/Foto por Evillyn Regis .

terça-feira, 23 de novembro de 2010

IFMS abre inscrições para mais 200 vagas em três novos cursos em Coxim



A prefeita Dinalva Mourão (PMDB) ea Secretaria Municipal de Educação Raquel Singh esteve reunida ontem (22) com os vereadores de Coxim, para assistir a apresentação do diretor do IFMS/Campus Coxim, Ubirajara Garcia para apresentação do Instituto e a forma como os cursos novos serão oferecidos no município. Desde setembro, 120 alunos de Coxim estão fazendo cursos técnicos em: Administração, Secretariado e Serviços Públicos à distância.
Em Coxim, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) estará com inscrições abertas a partir de amanhã (24) para mais 200 vagas oferecidas em três novos cursos técnicos: o Técnico em Alimentos (80 vagas distribuídas nos períodos matutino e vespertino), Técnico em Informática (80 vagas distribuídas nos períodos matutino e vespertino) e o Técnico em Manutenção e Suporte em Informática ( 40 vagas na modalidade Proeja no período noturno).
As inscrições poderão ser feitas entre os dias 24 de Novembro e 07 de Dezembro de 2010 no portal do IFMS através do site: www.ifms.edu.br. Os candidatos que não têm acesso à internet podem efetuar a inscrição na secretaria municipal de educação, das 07h às 17h ou na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/ Campus Coxim (UFMS). A taxa de inscrição é de R$ 35,00, sendo que o pedido de isenção poderá ser feito de amanhã (24) a terça-feira (30). As provas serão aplicadas no dia 19 de Dezembro às 14h.
Os cursos terão duração de sete semestres e representam uma nova modalidade de Ensino Médio.
O curso na modalidade – Proeja – tem como diferencial a formação técnica profissional com duração de seis semestres sendo oferecido aos maiores de 18 anos.

Escrito/Foto por Evillyn Regis.

Proerd realiza formatura dos alunos do 5º ano da Escola Municipal Marechal Rondon


Na última sexta-feira (19) no período da noite, foi realizada a formatura individual dos alunos do 5º ano da Escola Municipal Marechal Rondon que fazem parte do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). A formatura geral dos alunos do Proerd de Coxim aconteceu no dia 11 de novembro de 2010.
O Proerd em Coxim é uma realização do 5º Batalhão de Polícia Militar, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, Prefeitura de Coxim, através da Secretaria Municipal de Educação.
Durante o evento, os 109 formandos receberam certificados do programa, onde assumiram através de juramento compromisso de atuarem como multiplicadores dos ensinamentos adquiridos e ficaram intimados a repassarem para seus pais, irmãos, parentes e amigos o que aprenderam durante as aulas do Proerd.
Os alunos de destaque do Proerd na escola receberam um Kit escolar, uma medalha e mais um corte de cabelo no salão Charme, sendo em primeiro lugar, a aluna Sandi Bruna Galvão Lima, do 5º ano A, em segundo lugar, o aluno Matheus Neils do 5º ano C e em terceiro lugar, o aluno Weslen Miguel de Souza. Os formados foram os ganhadores da redação, cujo tema era: As drogas e a violência.
De acordo com a prefeita Dinalva Mourão (PMDB) é de suma importância o Proerd, uma vez que orientam as crianças sobre o perigo das drogas, suas conseqüências e assim alertando para ficar longe dela.
O Programa é ministrado exclusivamente por Policiais Militares que são rigorosamente selecionados e possuem o curso de formação de instrutor, estando preparados para trabalharem com crianças da pré escola e anos iniciais (do 1° ao 4º ano); com crianças do 5º ano do ensino fundamental e Proerd para pais.


Escrito/Foto por Evillyn Regis.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Prefeita Dinalva Mourão participa da formatura de 600 alunos do Proerd em Coxim


O 5º Batalhão de Polícia Militar de Coxim em parceria com a prefeitura e empresários locais realizaram esta semana a formatura geral dos alunos participantes do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). O evento que aconteceu no Ginásio Fernando Fontoura reuniu 600 formandos do 5º ano, além de autoridades e público em geral.
O Programa é ministrado exclusivamente por Policiais Militares que são rigorosamente selecionados e possuem o curso de formação de instrutor, estando preparados para trabalharem com crianças da pré escola e anos iniciais (do 1° ao 4º ano); com crianças do 5º ano do ensino fundamental e Proerd para pais.
Para a prefeita Dinalva Mourão (PMDB) o programa que teve início no ano passado em Coxim tem apresentado bons resultados. “Para mim é uma honra contribuir com este programa que tem orientado nossas crianças sobre os perigos que a droga representa e como ficar longe dela”, afirmou.
De acordo com a secretária municipal de educação, Raquel Singh é de suma importância o Proerd. “Ter aula de civismo, de cidadania e de como se comportar perante as drogas e com profissionais que lidam no dia-a-dia com este tipo de problema na nossa sociedade é de grande relevância e esperamos que eles guardem e coloca em prática para o resto de suas vidas os ensinamentos adquiridos” ressaltou Singh.
Além das autoridades citadas acima, participaram da solenidade o comandante da polícia militar em Coxim Tenente Coronel Márcio Vilassanti Romero, secretária municipal de assistência social, Luzia Louzada, vereadores, professore, diretores das escolas participantes, pais e demais autoridades.


Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), é um programa antidrogas que tem como origem um Programa criado pela Polícia de Los Angeles, E.U.A. com estudos feitos por pedagogos, psicólogos e policiais, denominado D.A.R.E (Drug Abuse Resistence Education) onde o objetivo é propiciar o envolvimento da escola, da família e da Polícia Militar na questão do uso indevido de drogas e da violência pelas crianças do ensino fundamental, tendo sido adaptado para a nossa realidade.
Em Setembro de 2009 iniciou-se com cerca de 300 alunos na cidade de coxim o curso do Proerd com os instrutores Sd PM Célio Roberto da Silva e Joyce de Lima Barreto, no 1 semestre de 2010 foi ampliado atendendo 1200 crianças do 3º e 4º ano e no 2º semestre cerca de 600 crianças do 5º ano do ensino fundamental. Em 2010 já foram atendidos 1200 alunos do 3º e 4º ano e no 2º semestre do mesmo ano 600 alunos do 5º ano.
Escrito/Foto por Evillyn Regis.

Escola Municipal William Tavares de Oliveira forma turma do pré-escolar 2010


Alegria e emoção tomaram conta ontem (12) durante a formatura do pré-escolar da Escola Municipal William Tavares de Oliveira, os pequenos formados, juntamente com seus pais e educadores comemoram a primeira etapa escolar. O evento foi uma realização da prefeitura de Coxim, por meio da secretaria municipal de educação em parceria com o corpo docente da escola.
Durante o pré-escolar o espaço estruturado e organizado promove nas crianças a vivência de várias experiências pedagógicas, que conseqüentemente desenvolve diferentes capacidades e aptidões e com isso ter um sucesso na sua vida escolar.
Para a secretária de educação, Raquel Singh, o pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de aprendizagem o longo da vida e que deve ter sempre um olhar mais atento. “A vida do estudante é formadas por etapas e este é um momento de coroação por vermos mais a primeira destas fases sendo cumprida com êxito” ressaltou a secretária, que aproveitou para lembrar aos pais quanto suas participações e dedicações na vida escolar dos seus filhos e ao final agradeceu e desejou muitas felicidades para os formandos, pais e corpo docente da escola.
De acordo com a mãe Ester Gonçalo dos Santos, ver o filho concluindo esta etapa escolar é emocionante. “Não tem palavras para expressar a minha felicidade em ver meu filho junto com os demais formando. Aproveito para agradecer todo o desempenho, dedicação das professoras com eles” frisou.
A solenidade contou com a presença do corpo docente, equipe da secretária municipal de educação, formandos, familiares e amigos presentes.
Escrito/Foto por Evillyn Regis.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Publicado edital do Exame de Seleção 2011


As inscrições para o Exame de Seleção dos cursos técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul – IFMS - começam no próximo dia 24 e vão até 7 de dezembro. Serão ofertadas 1.360 vagas distribuídas nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. O extrato do edital foi publicado nesta terça-feira, 9, no Diário Oficial da União.
Os interessados devem ficar atentos a página da instituição, onde poderão se inscrever e obter todas as informações sobre o processo seletivo. Metade das vagas é destinada aos que concluíram todas as séries do ensino fundamental em escolas públicas. A taxa de inscrição é de R$ 35,00. O período para solicitar isenção é de 24 a 30 de novembro.
Para o primeiro semestre de 2011, os cursos técnicos de nível médio oferecidos pelo Instituto são Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Mecânica e Metalurgia. O requisito para concorrer a uma vaga é ter concluído o ensino fundamental. Os cursos têm duração de três anos e meio.
Na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja), o curso oferecido é o Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, no período noturno, com duração de três anos. É necessário ter idade mínima de 18 anos, além de ter concluído o ensino fundamental.
O candidato deverá escolher apenas uma das opções de cursos. Aqueles que não têm acesso à internet podem efetuar a inscrição na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, nos referidos municípios, entre 24 de novembro e 7 de dezembro, das 14h às 16h.
A prova será realizada no dia 19 de dezembro, domingo, às 14h (horário oficial do Mato Grosso do Sul).
Período de inscrição: 24 de novembro a 07 de dezembro de 2010
Taxa de inscrição: R$ 35,00
Solicitação de isenção: 24 a 30 de novembro de 2010
Consulta ao local de prova – a partir do dia 14 de dezembro de 2010Prova: 19 de dezembro de 2010, às 14h (horário de MS)
Resultado: 17 de janeiro de 2011
Calendário de matrícula: 07 e 09 de fevereiro de 2011

Veja aqui o edital completo e o quadro de vagas por municípios.
Assessoria de Comunicação, Imprensa e Eventos – ASCOM

Coxim está sediando seminário sobre patrimônio cultural monçoeiro


Iniciou ontem (10) e segue até amanhã (12) em Coxim o Seminário Interestadual do Patrimônio Cultural Monçoeiro que está discutindo o resgate e a projeção da identidade cultural monçoeira, assim como a história da ocupação das regiões norte de Mato Grosso do Sul, assim como a história da ocupação das regiões norte de Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso por meio das Monções.
De acordo com a superintendente regional do Iphan, Maria Margareth Escobar Ribas Lima, é importante a participação e o apoio da prefeitura de Coxim na iniciativa. “O valor cultural desta rota é importante para três estados porque ela inicia no município paulista de Porto Feliz, passa por Mato Grosso do Sul e termina em Cuiabá e propor este seminário e falar de políticas públicas é muito importante para o Estado porque Mato Grosso do Sul, entre os três que compõem a rota, é o que mais apresenta a presença física dos expedicionários monçoeiros, como por exemplo, um letreiro colocado por eles no Rio Coxim”, ressalta Margareth.
Para a prefeita Dinalva Mourão (PMDB) a região tem um grande potencial turístico que já é explorado, mas que ainda pode ter ainda mais valor cultural agregado a partir do reconhecimento do Patrimônio Cultural Monçoeiro. “O encontro será de suma importância, pois também irá propor a Carta das Monções, que reúne todas as propostas e projetos para a gestão integrada e compartilhada do patrimônio cultural monçoeiro a curto, médio e longo prazo” afirmou.

Rota das monções

Originalmente, o termo Monção referia-se aos fortes ventos dos mares do sul que impulsionavam as embarcações marítimas e facilitavam as navegações. Na historiografia brasileira, tal denominação deve-se ao fato de que a maioria das viagens monçoeira se realizava na época do inverno, período de maior navegabilidade dos rios pantaneiros.
Os viajantes utilizavam embarcações de um tronco só de madeira, conforme a tradição indígena, e as técnicas de navegação apropriavam também a experiência dos índios: os homens remavam em pé, ao mesmo tempo.
O caminho percorrido tinha dois trechos e demoravam-se em média cinco meses para se realizar a viagem entre São Paulo e as Minas de Cuiabá, passando por toda a extensão do norte do atual estado de Mato Grosso do Sul.

Escrito/Foto por Evillyn Regis.

Profuncionário inicia amanhã mais uma turma em Coxim


O Profuncionário que há três anos está implatado no município de Coxim inicia a partir de amanhã (05) mais uma turma. A primeira aula inaugural acontecerá no anfiteatro da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/Campus Coxim (UEMS), às 19h:00min. O Profuncionário de Coxim atende profissionais do município e estado, graças à parceria acordada entre os mesmos e que atende durante o curso com 120 cursistas.
O curso é uma formação técnica para os servidores públicos que são funcionários da educação, curso a distância onde exige do cursista empenho das atividades, estudo autônomo, trabalho em equipe, ser consciente.
Em Coxim as tutoras: Profª Adriana Wagner, Naudimar Batista e Lílian Godoy e Ariene Targino tem como função acompanhamento no processo de aprendizagem e de construção do conhecimento dos cursistas em todos os momentos. A orientadora: Profª Rosália Mochi tem a função organizar o funcionamento do curso nos aspectos administrativos e pedagógicos.
Muito já foi aprendido no intuito de complementar os conhecimentos dos profissionais em educação que já tem a vivência da escola, aonde o estudo dos módulos complementam e atualizam seus conhecimentos.
(Assessoria de imprensa:Evillyn Regis)