quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Gestores e professores recebem capacitação do Programa de Educação Inclusiva



Primeiro dia de curso contou com a presença da prefeita de Coxim Dinalva Mourão e do vereador e líder do executivo na câmara, Vladimir Ferreira

Teve início ontem (23) e segue até a próxima sexta-feira (27) uma capacitação oferecida para os gestores e professores da rede municipal e estadual de ensino. O evento está acontecendo no anfiteatro do Hotel Coxim.
Esta capacitação faz parte do Programa de Educação Inclusiva do Governo Federal e tem como objetivo formar multiplicadores para que as redes: estadual e municipal de ensino tenham condições de atender com qualidade e incluir nas classes regulares, os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. De acordo com os organizadores, atualmente, o programa está em funcionamento em 162 municípios-pólo.
Durante os cinco dias de curso serão estudados os seguintes temas: Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, Direitos das Pessoas com deficiência: Marcos Legais, O Ensino Comum na Perspectiva da Educação Inclusiva, Atendimento Educacional Especializado – Deficiência Mental, Deficiência Física, Deficiência Visual, Surdez e Atendimento Educacional Especializado – Autismo/Altas Habilidades/Superdotação
O curso é oferecido pelo Ministério de Educação e Cultura e é realizado em parceria com os municípios e tem uma carga horária de 40 horas. Após a formação recebida os participantes se tornam aptos a formar outros gestores e educadores. De 2003 a 2007, a capacitação atendeu 94.695 profissionais da educação com a participação de 5.564 municípios.
Escrito por Keila Flores.
Foto Beto Ferreira.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Comissão do PCCR do magistério entrega proposta para o executivo



Na última quarta-feira (18) a comissão do PCCR (Plano de Cargos, Carreira e Remuneração) do magistério, formada pela presidente do SISMC (Sindicato dos Servidores Municipais de Coxim), Márcia Gonzales, presidente do SIMTED (Sindicato dos Trabalhadores em Educação) Edivaldo Dias e profissionais da educação entregaram à prefeita Dinalva Mourão uma proposta do PCCR do grupo e trabalhadores de educação básica, que contempla também o administrativo.
Dinalva Mourão recebeu a proposta e comunicou o grupo que já tem uma comissão em conversa com a Assomasul (Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul) para ver a possibilidade de adesão à proposta no próximo ano. “Vamos analisar a proposta juntamente com a Assomasul e posteriormente daremos uma resposta à categoria”, explicou Dinalva Mourão.
Escrito/Foto por Keila Flores.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Convênio para ampliação de CEI deve ser assinado dentro de 10 dias

A prefeita de Coxim Dinalva Mourão esteve nesta sexta-feira (13) em Campo Grande na secretaria estadual de educação para verificar o andamento do processo de ampliação dos Centros de Educação Infantil Zuleide Pompeu (Bairro Senhor Divino), Nely Martins (Bairro Piracema) e Ildon Torquato (Vila Bela III). A expectativa é de que aqui a dez dias deva ser assinado em Campo Grande o convênio que viabilizará a ampliação dos Centros de Educação Infantil Zuleide Pompeu, Nely Martins e Ildon Torquato.
O valor total das ampliações soma 115 mil, provenientes de emendas parlamentares estaduais, sendo R$ 85 mil do deputado Júnior Mochi (PMDB) e R$ 30 mil do deputado Pedro Kemp (PT).
Escrito/Foto por Keila Flores.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Projeto presença recupera mais de 300 crianças para as salas de aula



O Projeto Presença da Secretaria Municipal de Educação em Coxim, que tem como função registrar as informações encaminhadas pelas escolas e direcioná-las ao Ministério de Educação e Cultura (MEC) conseguiu levar para as salas de aula 300 crianças que se encontravam na condição de aluno não localizado pelo sistema. Já que os filhos não estavam estudando, a família corria grande risco de perder o benefício do Programa Bolsa Família.
De acordo com os operadores do sistema, Beto Ferreira e Marta Valéria, nestes 10 meses de administração, a prefeitura tem trabalhado para dar um suporte para as famílias em vulnerabilidade social e proporcionar às crianças uma oportunidade a mais.

Escrito/Foto por TEXTO: KEILA FLORES / FOTO: EDUCAÇÃO.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Pelo menos 70 focos da dengue são encontrados no bairro Flávio Garcia em Coxim



Na tarde de ontem (10), a prefeita Dinalva Mourão e equipe fizeram uma varredura no Bairro Flávio Garcia para orientar os moradores e eliminar criadouros do mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue. A concentração foi na Rua Afonso Costa Campos, em frente à Igreja São Francisco e em seguida a equipe percorreu as Ruas: 11 de abril, Afonso Costa Campos, Oscar Costa, Oscar Serrou Camy, Feliciano Serrou Camy, Coronel Manoel Mariano e Presidente Castelo Branco.
De acordo com o coordenador de vetores, a pedido da prefeita Dinalva Mourão, a equipe iniciou neste bairro, considerado nobre, por já ter sido registrado 15 casos suspeitos de dengue e seis confirmados naquela região.
Durante a varredura, a equipe encontrou pelo menos 70 focos do mosquito, que estavam depositados, em estágio de larvas, em latas, copinhos e garrafas plásticas. A maior quantidade de foco foi encontrada na Rua 11 de abril.
Em uma única casa, embora ainda não tivesse foco, a equipe encontrou diversas garrafas plásticas, papéis, plásticos e latinhas espalhadas pelo quintal e com acúmulo de água. A explicação da proprietária foi de que o filho ajunta este material para vender no final do ano. “Na medida do possível cuido de minha casa, mas as chuvas dificultam um pouco. Este material meu filho ajunta para vender, mas até onde posso tento cuidar”, falou a dona de casa M.B. que achou positiva a ação desenvolvida pelo município. “Esta ação é muito válida, pois tomando este puxão de orelha a gente fica mais alerta”, concluiu.
Participaram da ação os secretários Mário Toshio Nakada (Saúde), Rafael Garcia (Governo), Diógenes Trevisan (Educação), do coordenador de vetores Saimon Cândido, do coordenador de educação Ágido Paes, coordenador de saúde Joel de Freitas Lima, agentes de endemias e equipe do exército.
Escrito/Foto por Keila Flores.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Estudantes de MS participam da Prova Brasil a partir de hoje

Estudantes do 5º ao 9º ano de escolas públicas com 20 ou mais alunos participam da Prova Brasil – 2009, que acontece entre hoje (09) e 13 de novembro, em Mato Grosso do Sul. A Prova Brasil é uma avaliação aplicada pelo Ministério da Educação (MEC). Além de tornar público o desempenho das escolas, os resultados da Prova Brasil - 2009 serão usados para compor as médias do próximo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).O Inep define as escolas a partir dos dados coletados pelo Censo da Educação Básica de 2009, não sendo necessário realizar nenhum tipo de adesão. De forma amostral serão avaliados, também, estudantes da rede privada de ensino e alunos do 3º ano do ensino médio das redes pública e privada – esse grupo é chamado Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Em Mato Grosso do Sul, a avaliação abrangerá 79.396 alunos, 2.883 turmas e 781 escolas em todos os municípios. Não fazem parte do recorte da Prova Brasil e SAEB as matrículas em turmas multisseriadas, em escolas que oferecem exclusivamente o ensino especial, na educação de jovens e adultos e em escolas indígenas que não ensinam a língua portuguesa. As provas avaliam habilidades e competências em Língua Portuguesa (com foco em leitura e interpretação de texto) e Matemática (com foco na resolução de problemas), cujos resultados, previstos para divulgação no primeiro semestre de 2010, comporão as médias do próximo Ideb. Como resultado, fornece as médias de desempenho para o Brasil, regiões e unidades da Federação, para cada um dos municípios e escolas públicas participantes, as quais receberão um boletim de desempenho individual e materiais com informações adicionais, exceto o ensino médio que fornece o resultado por rede de ensino. Os boletins também serão disponibilizados no site do Inep para consulta de toda a sociedade. Os indicadores fornecem o diagnóstico da qualidade do ensino dos sistemas educacionais do País, possibilitando aos gestores tomadas de decisão voltadas à formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas e programas de intervenção ajustados às necessidades de melhoria e aprimoramento da qualidade do ensino e da aprendizagem.
Notícias MS.

Devido ao mau tempo, avião do governador não consegue aterrissar em Coxim e com isso entrega de hospital é adiada



A inauguração do Hospital Regional (HR) de Coxim que estava prevista para esta quinta-feira (05) às 14h30min teve que ser adiada, pois o avião que trazia o governador André Puccinelli, deputado estadual Júnior Mochi e outras autoridades após sobrevoar por mais de 10 minutos o céu de Coxim não conseguiu pousar no aeroporto municipal devido à chuva que cai no município. O anúncio foi feito pela prefeita anfitriã Dinalva Mourão e pela secretária de estado de saúde Beatriz Dobashi, que pediram a compreensão da população e reforçaram a importância desta obra para o governador André Puccinelli que faz questão de estar presente no momento de entrega.
Além da prefeita de Coxim e de autoridades locais estiveram presentes autoridades de Pedro Gomes, Sonora, Alcinópolis e Rio Verde, municípios que também serão beneficiados com o atendimento do HR.
Segundo a prefeita Dinalva Mourão, o governador falou que possivelmente a inauguração ficará para o dia 21 de novembro, mesma data em que o governo do Estado entregará a ponte sobre o rio Taquari, que interliga as regiões da Nhecolândia e Paiaguás.

CIAT/CASA DA CIDADANIA E AULA INAUGURAL DO PROJOVEM

Com a impossibilidade do governador André Puccinelli se fazer presente no município de Coxim devido ao mau tempo, a inauguração da Casa da Cidadania, do Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (CIAT) e Aula Inaugural do ProJovem Trabalhador e Urbano foi suspensa e deverá acontecer também no dia 21 de novembro.
Na ocasião, já que não foi possível a inauguração, a prefeita Dinalva Mourão, vereadores de Coxim, secretários e o diretor-presidente da Fundação do Trabalho (Funtrab) Cícero Ávila fizeram entregas de kit escolar para os alunos do ProJovem Trabalhador. O kit contempla mochila, caderno, crachá e estojo com caneta, lápis e borracha.
Quanto ao CIAT, Ávila reforçou a parceria e esforço da prefeita Dinalva Mourão para que este projeto pudesse acontecer no município e explicou que com este tipo de atendimento, a população de Coxim poderá se qualificar com mais facilidade, tendo melhor acesso ao mercado de trabalho. “Fizemos a integração das ações e montamos uma estrutura moderna para atender com mais dignidade o trabalhador”, explicou. Somando com Coxim, este é o 17º Centro Integrado instalado no Estado de Mato Grosso do Sul.
Escrito/Foto por Keila Flores e Léia de Mattos.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Convite Inauguração.



A prefeita de Coxim Dinalva Mourão, a Câmara Municipal, o Deputado Estadual Júnior Mochi e o Governador do Estado de Mato Grosso do Sul André Puccinelli, têm a satisfação de convidá-lo (a) para participar da solenidade de entrega do Hospital Regional de Coxim Dr. Álvaro Fontoura Silva, inauguração do Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (CIAT), aula inaugural do ProJovem Trabalhador, inauguração da Casa da Cidadania e aula inaugural do ProJovem Urbano.

Data: 05 de Novembro de 2009.
14h30min
Entrega do Hospital Regional
Endereço: Av. Gaspar Ries Coelho, 361 / Bairro São Judas Tadeu

15h30min
Inauguração CIAT / Aula Inaugural do ProJovem Trabalhador / Inauguração Casa da Cidadania.
Endereço: Av. Filinto Müller, 577 - Centro

16h30min
Aula Inaugural do ProJovem Urbano
Endereço: Rua João Pessoa, 181 - Centro (Escola Estadual Silvio Ferreira).

DINALVA MOURÃO.

Professores da rede pública poderão ter 14º salário



Os profissionais da educação básica da rede pública de ensino poderão ter direito a um 14º salário. O substitutivo ao projeto de lei (PLS 319/08), que cria o benefício, poderá ser votado na próxima terça-feira (3) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado, que se reúne a partir das 11h. O projeto é de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e teve como relator o senador Marconi Perillo (PSDB-GO), que apresentou um substitutivo. O projeto estabelece que para ter direito ao 14º salário em dezembro os profissionais da educação básica pública precisarão elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de sua escola em pelo menos 50%. O benefício também será pago aos profissionais que alcançarem o Ideb igual ou superior a sete. O projeto ainda estabelece que o pagamento do 14º salário deverá ocorrer até o final do semestre subsequente ao da publicação dos resultados do Ideb.O relator da matéria assinala em seu voto que valorizar os profissionais da educação é a principal medida indicada por especialistas para elevar a qualidade da educação básica. Perillo observa, no entanto, que, conforme a Constituição, é de competência privativa do presidente da República a proposição de leis que disponham sobre a remuneração dos funcionários públicos da administração direta e autárquica.Por analogia, explica o relator, as Constituições estaduais, a Lei Orgânica do Distrito Federal, bem como a dos municípios, reservam essa iniciativa aos respectivos chefes do Poder Executivo. Ele apontou várias impropriedades no projeto original e apresentou um substitutivo, conferindo caráter autorizativo à matéria, sustentado pelo Parecer nº 527/98, da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). "Também incluo norma que subordina o pagamento da bonificação à prévia consignação, nas respectivas leis orçamentárias, das dotações necessárias à sua concessão. Sugiro que seja fixado em seis o índice-meta para o recebimento da gratificação, mantida a norma original de premiação dos profissionais da escola que aumentar em 50% seu índice anterior", acrescenta o relator.A CE também poderá analisar o relatório do senador Papaléo Paes (PSDB-AP) ao projeto de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS) que cria a Comissão Nacional de Avaliação de Material Didático. De acordo com a proposição (PLS 63/03), a comissão teria a incumbência de examinar o material didático utilizado nas escolas públicas e privadas de educação básica.Paim argumenta que o objetivo do exame é evitar conteúdos preconceituosos ou discriminatórios, notadamente quanto a questões de raça, cor, etnia, religião, nacionalidade, deficiências, gênero e orientação sexual. Em relação à composição do colegiado, o senador procurou assegurar a participação de representantes de órgãos federais, dos sistemas de ensino e de entidades da sociedade civil de algum modo envolvidas com o tema. Ele incluiu ainda especialistas ou estudiosos de áreas de História, Sociologia e Antropologia, que, quando convocados, farão jus a verbas de transporte, diárias e jetons de presença a serem fixados no regulamento. Audiência PúblicaNa quarta-feira (4), às 10h, a CE realiza audiência pública, requerida pela senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) e pelo senador Augusto Botelho (PT-RR), para debater o acordo ortográfico da língua portuguesa.Foram convidados para a audiência pública o presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Maurício Azedo; a presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), Márcia Ângela da Silva Aguiar; o presidente de honra da Academia Brasileira de Filologia, Leodegário Amarante de Azevedo Filho; Ernani Pimentel, membro do Movimento Acordar Melhor; e um representante da Academia Brasileira de Letras (ABL). Em seguida, a CE se reúne para votar apenas o projeto de lei da Câmara (PLC 200/09), de autoria do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), que beneficia com redução de impostos as produções cinematográficas, artísticas e culturais, enquadradas no Simples Nacional. O projeto tem voto favorável da relatora, senadora Ideli Salvatti (PT-SC). "A iniciativa, do ponto de vista do mérito, vem restaurar a justiça em relação à tributação desses setores, que, por sua natureza, possuem, normalmente, poucos empregados, muitas vezes com contratos temporários, em regime de freelancers", argumenta a senadora.
Fonte: Agência Senado
Prof. Ubirajara Gonçalves de Lima (BIRA)